Ainda que um lado seja de responsabilidade do Governo do Estado e o outro da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) apontou que a entrega da revitalização da Duque de Caxias, que é de competência do Executivo Municipal, deve atrasar em cerca de quatro meses.
Vale lembrar que, ainda em agosto do ano passado, quando questionada a respeito da conclusão, a Prefeitura argumentou a previsão de que os trabalhos durassem aproximadamente oito meses, com a entrega marcada para abril de 2024.
Sendo que o projeto previa o recapeamento de 9,4 quilômetros de pista - obra que custará R$ 16 milhões - nesse período até abril, passados sete meses o andamento dos serviços, segundo a Sisep, aponta que menos da metade foi recapeado.
A pasta descreve que o recapeamento total até o momento soma 4,3 km totais, além da instalação de um quilômetro e meio das chamadas "defensas metálicas" colocadas no canteiro central, para divisão dos sentidos da Duque de Caxias.
No local o recapeamento feito até o momento compreende o pedaço da avenida que vai no sentido Aeroporto até o Anel Viário, sendo feito ainda a drenagem.
Ainda, conforme a Sisep, alguns serviços estão previstos para essa semana, sendo: "continuação do recapeamento, implantação de alargamentos na pista para estação de ônibus, execução da ciclovia e fresa e remendos profundos nos locais onde ainda será feito o recapeamento", complementa em nota.
Duque de Caxias
Ainda em dezembro de 2023, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul anunciou recapeamento para avenida Duque de Caxias, no sentido oposto (lado esquerdo) ao trabalho que já era executado pela Prefeitura, ficando responsável pelo caminho que vai o Aeroporto Internacional ao Núcleo Industrial Indubrasil.
Ao todo, por parte do Governo do Estado, são 9,2 mil metros de via, em uma obra de requalificação, drenagem e sinalização que custou R$ 18,7 milhões aos cofres públicos estaduais.
Importante destacar que a avenida Duque de Caxias ganhará uma ciclovia entre o aeroporto e a rotatória que liga ao bairro Nova Campo Grande, com a possibilidade de ligação ao trecho já existente, que totalizariam 6,8 km de faixa exclusiva para circulação de ciclistas.
Além disso, essa é a primeira revitalização desde que o asfalto da Duque de Caxias foi implantado e vem em boa hora, já que há anos a via apresenta "declives" que formam "ondas" de afundamentos em vários trechos, causadas devido ao desgaste natural.
Até mesmo os caminhões de carga que trafegam diariamente pela avenida Duque de Caxias contribuem para o aumento dessa valeta, que tem larguras de cerca de sete centímetros e "encaixam" perfeitamente os pneus dos carros que transitam por ali.