Logo Correio do Estado

Receita Federal apreende cerca de 300 celulares com notas fiscais frias nos Correios da Capital Bens foram avaliados em R$ 500 mil, e serão encaminhados para o depósito da Receita Federal em Campo Grande 21 MAR 2024 • POR Alanis Netto • 14h35
  Divulgação

Nesta quarta e quinta-feira (20 e 21), a Receita Federal apreendeu cerca de 300 aparelhos de celular de modelos smartphone na  Central de Distribuição dos Correios, em Campo Grande.

As mercadorias haviam sido postadas em diversas cidades próximas à fronteira com o Paraguai, e além de Campo Grande, iriam também para diversos estados brasileiros.

Segundo a Receita Federal, os bens eram objeto do crime de descaminho, quando não há o pagamento dos impostos que incidem sobre a importação. Foi constatado que foram emitidas notas fiscais frias, oriundas de empresas chamadas "noteiras", criadas apenas para vender as notas frias a fim de esquentar mercadorias.

A apreensão foi avaliada em cerca de R$ 500 mil. Após a conclusão dos autos de apreensão, os produtos serão encaminhados para o depósito de mercadorias apreendidas da Receita Federal em Campo Grande. De lá, podem ser destinados para leilão, doação ou incorporação por órgãos públicos.

O setor de segurança institucional dos Correios também participou da operação.

Crime

Segundo o Art. 344, descaminho consiste em iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria. A pena aplicada é de reclusão de 1 a 4 anos.

Assine o Correio do Estado.