Mato Grosso do Sul mantém índices positivos no comércio local, uma vez que o volume de vendas no vejo - segunda Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - registrou alta na passagem de janeiro para fevereiro.
Conforme os dados da Pesquisa, a terceira alta consecutiva foi uma variação de 0,5%, e, sem o ajuste nacional, o volume de vendas variou 10,8% se comparado com fevereiro de 2023.
Ainda, o Instituto aponta que a variação dos últimos 12 meses direto mantém a tendência positiva, subindo três pontos percentuais e acumulando 9,4% no acumulado do ano.
No olhar sobre o comércio varejista ampliado, que lista sobre itens como de material para construção, por exemplo, Mato Grosso do Sul também apresentou desempenho em alta, com variação positiva de 1%.
Sobre o volume de vendas, se comparado com janeiro de 2023, houve uma leve retração de 0,7%, enquanto a variação negativa no acumulado de 12 meses chegou a 8,9%, seguido pelo acumulado de 2024 (-1,0%).
Cenário nacional
Em 20 das 27 unidades da Federação foi registrado avanço, enquanto a taxa média nacional de vendas do comércio varejista fechou a passagem para o segundo mês de 2024 em 1,0%.
Enquanto o Estado de Goiás mostrou estabilidade, as retrações na passagem de janeiro e fevereiro tiveram destaque em:
- Bahia (1,4%),
- Amazonas (-0,8%) e
- Paraná (-0,8%).
Se comparado com fevereiro de 2023, a variação das vendas no comércio varejista, no corrente mês, foi de 8,2%, tendo resultados positivos em todos os estados.
Enquanto isso, no chamado comércio varejista ampliado, Mato Grosso do Sul figura pressionando negativamente o índice (-0,7%), juntamente com o Espírito Santo (-0,8%). Por outro lado, Tocantins (19,3%), Paraíba (17,7%) e Amapá (17,0%) figuram como destaques positivos.
**(Com assessoria)