Logo Correio do Estado

TEMPO Sem previsão de chuva, MS continua sob alerta de onda de calor na semana Entre segunda e sexta-feira, temperaturas serão elevadas, com baixa umidade do ar 5 MAI 2024 • POR Glaucea Vaccari • 16h29
Sol predomina e calorão continua durante a semana   Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

O calorão e tempo seco devem continuar predominando durante a semana em Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta vermelho de onda de calor segue vigente para os 79 municípios do Estado.

Na classificação do Inmet, as ondas de calor se configuram quando a temperatura se mantém, ao longo de pelo menos cinco dias, 5ºC acima da média esperada para o mês.

Não há previsão de chuva para o Estado entre segunda (6) e sexta-feira (17) e a meteorologia indica tempo firme e sol com poucas nuvens.

A condição meteorológica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, favorecendo o tempo quente e seco e inibindo a formação de nuvens.

Durante a semana, são esperadas altas temperaturas, que tendem a ficar acima da média, podendo atingir os 40°C em alguns municípios, com sensação de ainda mais calor.

Há ainda outro alerta do Inmet, classificado como perigo potencial, devido a baixa umidade relativa do ar. Os índices seguem em estado de alerta, variando entre 20% e 45%.

Tanto meteorologistas quanto profissionais de saúde alertam para evitar a práticas de exercícios ao ar livre nos períodos de pico de calor e baixa umidade, manter a hidratação e umidificar ambientes sempre que possível.

Em Campo Grande, as temperaturas variam entre 20°C e 34°C durante a semana. As temperaturas tendem a ser mais "amenas" durante a noite de madrugada, mas aumentam ao longo do dia.

Na Capital, a umidade pode chegar aos 20% no período da tarde e o sol aparece entre poucas nuvens.

Na região do Pantanal, Corumbá segue com calor extremo, podendo registrar a máxima de 40°C em todos os dias da semana. O tempo também será seco, com umidade em índices de alerta.

Alerta vermelho de onda de calor está vigente em todo o Estado (Reprodução / Inmet)