Logo Correio do Estado

SOS RIO GRANDE DO SUL Empresas e Instituições de MS se mobilizam para arrecadar doações às vítimas das enchentes no RS Entre os principais itens estão água mineral, cobertores e alimentos não perecíveis; saiba como doar 5 MAI 2024 • POR Alicia Miyashiro • 18h23
Doações em restaurante gaúcho da Capital   Marcelo Victor

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul já afetaram mais de 780 mil pessoas, deixando 75 mortos e 103 desaparecidos. Devido a situação de emergência, em Campo Grande, várias empresas, instituições e órgãos estaduais, se mobilizaram a fim de receber doações para serem enviadas às famílias necessitadas da região sul do país. 

Entre as empresas participantes, está o restaurante de pratos típicos, Gaucheria CG que realiza a campanha “SOS RS” em parceria com o CTG Farroupilha, CTG Tropeiros da Querência, Santo Quindim, Churrasco Gaúcho e Casa de Apoio à Família. 

Os proprietários Tales Amaro Maciel, e a esposa Endriana Michele Gutierrez começaram as doações no dia 03 de maio e entre os itens de mais prioridade, Tales comenta que no momento o que a população mais precisa é de alimentos não perecíveis, cobertores, agasalhos, roupas de cama e toalhas, “esses itens são primordiais”.

Seguindo a lista, temos água mineral que pode ser em embalagens de ‘garrafinha’, ‘copinho de água’, em seguida, itens de higiene pessoal (escova de dente, pasta de dente, sabonete, papel higiênico, absorvente), e por fim, roupas e calçados.

Em relação ao envio dessas doações, Tales conta que será em parceria com a Força Aérea Brasileira “já fizemos o contato com a FAB, e está acontecendo a operação conjunta chamada Taquari II, nós iremos fazer esses materiais chegarem até os centros de distribuição para que a força tarefa consiga destinar as doações, até os pontos onde estão aqueles que mais necessitam”.

“Muitas vias terrestres estão interrompidas mas temos parceiros que se dispuseram para levar os itens até lá, então temos empresas de transporte logístico, de ônibus, enfim, estão surgindo muitas pessoas que querem ajudar, então todos vocês são muito bem vindos, quem tiver condições e puderem fazer esse contato conosco, ficaríamos muito agradecidos”.

Endriana acrescenta que várias pessoas entraram em contato de transportadoras, e também em contato com o pessoal da Azul Cargo mas reiterou que é preciso aguardar, esperar abrir o aeroporto de Porto Alegre e algumas vias terrestres pois no momento está tudo fechado, "de qualquer forma, separaremos os produtos e enviaremos por todos os meios possíveis".

Ainda não há uma média da quantidade do que foi doado mas o restaurante atualmente recebe doações de vários locais.

"A maioria dos itens estão todos em sacola, são vários lugares de coleta, estamos trabalhando junto com CTG Farroupilha e CTG Tropeiros da Querência, estamos na fase de recauda, para começar a triagem de separação dos itens", disse.

As doações seguem até dia 15 de maio, mas caso não haja uma diminuição das chuvas no estado do Rio Grande do Sul, o casal pretende continuar a arrecadação.

Ao serem questionados do porquê começaram essa mobilização, Endriana respondeu que não é só por serem conterrâneos da cidade de Pelotas (RS), mas por se identificarem com todas as famílias.

"Humanidade, solidariedade! Nos identificamos como um pedaço do Rio Grande do Sul em Campo Grande! Não podíamos ficar sem fazer nada vendo tanta gente sofrendo e não só por ser conterrâneos, mas por serem seres assim como nós, em menos de um ano 2 tragédias dessas, é muito sofrimento".

Por fim, Michele conta que nesta segunda-feira (06), ela e o marido Tales, terão uma reunião com um vereador e os diretores dos CTGs para avaliar qual a melhor forma de envio dos primeiros itens.

A Gaucheria CG possui duas unidades, a primeira na Rua Brilhante, 3466 e a segunda na Rua Pedro Celestino, 2089. Ambos locais estão arrecadando as doações de segunda a terça e de quinta a domingo 17:00h- 00:00h.

Confira outros pontos de doação

O que doar: produtos de higiene e limpeza, roupas e alimentos não perecíveis

Endereço:  Avenida Mato Grosso n⁰ 4700 

Horário: segunda à sexta, 08h-18h 

O que doar: produtos de higiene e limpeza, roupas e calçados, cobertores e colchões

Endereço: Av. Ministro João Arinos / Av. Bandeirantes / Av. Júlio de Castilho e Av. Calógeras

Horário: segunda à sexta, 08h-18h 

O que doar: alimentos não perecíveis, itens de higiene, água e roupas

Endereço:  Círculo Militar / Afonso Pena, 107 – Bairro Amambaí

Horário: até 12 de maio 

O que doar: roupas e calçados, cobertores, lençóis e toalhas 

Endereço:  qualquer agência da Capital

Horário: verificar horário de cada agência

O que doar: roupas, calçados, cobertores e roupas de cama, kit de higiene, alimentos não perecíveis, ração animal, água mineral

Endereço: Av Pref Heráclito Diniz de Figueiredo, 930 - Monte Castelo

Horário: segunda à domingo, 8h-18h 

Contato: (67) 99290-7049

O que doar: roupas e agasalhos, roupas de cama e cobertores, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e limpeza, água potável

Endereço: Rua Miguel Sutil, 445, Vilas Boas

Contato: (67) 99866-8817

O que doar: roupas e agasalhos, roupas de cama e cobertores, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e limpeza, água potável

Endereço: Avenida Tamandaré, 3204

O que doar:  roupas e agasalhos, roupas de cama e cobertores, alimentos não perecíveis

Contato: (67) 98178-7887 ou (67) 99288-2032

Doações via pix: CNPJ 92.958.800/0001-38 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul

O que doar: Itens de inverno, roupas e calçados, fraldas adulto/infantil, água mineral, cobertores, itens de higiene

Endereço: Rua Zezé Flores, 987 - Bairro Santa Fé