Logo Correio do Estado

CATÁSTROFE "Mais louco do Brasil", prefeito de Ivinhema larga tudo para resgatar vítimas no RS Com quase 900 mil seguidores nas redes sociais, Juliano Ferro já fez uma série de postagens mostrando sua viagem a Porto Alegre 7 MAI 2024 • POR Neri Kaspary • 14h44
Durante sua primeira viagem de jetski para resgatar um desabrigado, Juliano Ferro conseguiu gravar vídeo para postar nas redes sociais  

Com quase 900 mil seguidores nas redes sociais, o prefeito de Ivinhema, cidade na região sul do Estado, Juliano Ferro, deixou a administração de seu município para o secretariado e se juntou a um grupo de pilotos de jetski e percorreu 1,5 mil quilômetros para ajudar a socorrer vítimas dos alagamentos em Porto Alegre. 

O grupo saiu de Ivinhema no domingo e ao longo da viagem foi recebendo novos voluntários que saíram de outras cidades, como Campo Grande, e até de Goiás. No começo da manhã desta terça-feira finalmente os voluntários conseguiram colocar as “embarcações” na água e fazer os primeiros resgates. 

O comboio era composto por oito caminhonetes (várias delas Dodge RAM) e carros de passeio rebocando as motos aquáticas e até um barco. Segundo o prefeito, antes da partida foi feito contato com as equipes de resgate de Porto Alegre e a chegada do grupo já estava sendo esperada. 

Fazendo uma série de postagens nas redes sociais, antes de pegar a estrada o “prefeito youtuber” também ajudou a coletar donativos para os desabrigados em várias cidades do sul do Estado a até em cidades Paulistas como Rosana e Primavera. Até segunda-feira havia material para lotar dois caminhões com alimentos, roupas e água potável que também já estão na estrada. 

Além disso, gravou vídeos pedindo doações por pix para ajudar a custear o transporte. O dinheiro, segundo ele, cairia na conta bancária de sua esposa, Samara da Silva, que ficou em Ivinhema.

Com seus 605 mil seguidores no Instagran e outros 287 mil no Facebook o prefeito fez uma série de postagens nas redes sociais ao longo da viagem e assim que colocou a moto aquática na água, por volta das 9 horas da manhã desta terça-feira. 

Logo na sequência voltou a postar um vídeo fazendo o primeiro resgate. Ao mesmo tempo em que pilotava a “moto” fazia questão de gravar o vídeo e interagir com o homem socorrido. Em poucos minutos a postagem estava com quase 300 comentários. A grande maioria apoiando a atitude. Mas também teve gente dizendo que “te respeito muito, porém para um pouco com esse sensacionalismo”. 

Entre as motivações que levaram alguns dos voluntários a percorrerem os mais de mil quilômetros até Porto Alegre foi a informação de que um dos voluntários teria visto pelo menos 20 corpos boiando em meio à enchente e faltava gente para resgatá-los. A informação aparece em um vídeo postado por Juliano Ferro momentos antes do início da viagem. 

Porém, as autoridades locais informaram que trata-se de um fakenews. Até agora, as autoridades gaúchas confirmaram 90 mortes em todo o Estado e cerca de 1,2 milhão de pessoas afetadas pelas cheias, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre. 

Em suas postagens o prefeito não deixa claro durante quantos dias ele e os demais voluntários pretendem ficar na região. A previsão é de que o Guaíba demore de duas a três semanas para retornar ao leito. 

INVESTIGADO

Autodenominado o prefeito “mais louco do Brasil” e justamente por conta de sua constante presença nas redes sociais, o prefeito de Ivinhema está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual por conta de shows organizados com dinheiro público e nos quais aproveita para fazer publicações consideradas pelo MPE como promoção pessoal.