Logo Correio do Estado

DO MS PARA O RS Oficiais da Defesa Civil de MS e caminhões com água são enviados à Porto Alegre Envio compõe equipe de bombeiros do MS que já está auxiliando na tragédia gaúcha; médicos devem ser enviados na próxima semana 8 MAI 2024 • POR Felipe Machado • 15h46
Oficias da Defesa Civil e o governador Eduardo Riedel nesta manhã antes de partirem rumo ao RS   Foto: Bruno Rezende / Governo do MS

Visando ajudar à população do Rio Grande do Sul o mais rápido possível, o governo sul-mato-grossense enviou, nesta quarta-feira (8), 10 oficiais da Defesa Civil e dois caminhões com água à capital gaúcha. 

Ambos saíram da Governadoria rumo à Porto Alegre nesta manhã, com previsão de chegada em 60 horas. A previsão é que o carregamento de água e as novas equipes fiquem no RS por 14 dias e ajudar a compor a outra equipe do MS que foi enviada semana passada.

“O Estado deslocou primeiro as equipes de resposta (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar), e agora estamos deslocando a parte da Defesa Civil. Com esse apoio entendemos que vamos auxiliar na parte da logística, no recebimento das doações e no direcionamento destes recursos a quem precisa”, explicou o coronel Hugo Djan, coordenador estadual da Defesa Civil de MS.

Nove bombeiros sul-mato-grossenses, que estão atuando nas cidades gaúchas de São Leopoldo e Canoas, já ajudaram a resgatar mais de 900 pessoas e 200 animais.

Além desta equipe, um helicóptero da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) e da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) está auxiliando no resgate de pessoas cercadas pela água e no transporte de medicamentos.

Também foi confirmado que haverá um novo envio no dia 14, com 19 médicos e outros caminhões com insumos e alimentos. Todos os envios são realizados com suporte e informações vindas do RS, além de instruções de acesso, já que algumas vias gaúchas foram destruídas.

Até agora, foram registradas mais de 90 mortes, 132 desaparecidos e 361 pessoas feridas devido às fortes chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul há mais de uma semana. 

ASSINE O CORREIO DO ESTADO