O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 360,22 milhões no comércio de Mato Grosso do Sul, movimentação 7% menor em relação ao ano passado, considerando o valor real. O montante leva em conta gastos com presentes e comemorações.
É o que aponta pesquisa de intenção de consumo e comemorações para o Dia dos Namorados, divulgada hoje (13) pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e o Sebrae-MS.
A economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, afirma que a redução dos percentuais de pessoas que não irão presentear ou comemorar a data, é em razão da maioria dos entrevistados, de 52,67%, não estar namorando.
“O valor médio a ser gasto com comemorações também está um pouco menor, já o valor médio a ser gasto com presentes teve um leve aumento”, explica a economista.
Presentes
Apenas com relação aos presentes, a movimentação financeira deve ser de R$ 189,60.
Entre os que pretendem presentar, o gasto médio será de R$ 247,06. As opções mais apontadas foram:
- roupas (25%)
- perfumes (24%)
- calçados (15%)
- flores (13%)
As lojas do centro são a preferência dos entrevistados (65,16%) e a escolha do namorado/a vai ser essencial para a compra (25,79%).
“O Dia dos Namorados cria memórias, então, no geral, as pessoas procuram por presentes especiais para o seu par, o que faz com que a data seja propícia para movimentação no comércio local", diz o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel.
"Assim, os pequenos negócios, como lojas de presentes, chocolaterias artesanais, floriculturas, restaurantes e entre outros ramos devem se preparar para receber esses casais em busca ‘daquele algo a mais’ para agradar os parceiros. Logo, os empresários devem considerar a criatividade como um fator relevante para encantar os seus clientes e criar essas experiências”, acrescenta.
Comemorações
O aporte na economia com as comemorações representará R$ 170,61 milhões para o período, com gasto médio de R$ 215,49.
Nestes casos, as principais formas de celebração com o parceiros será:
- nos restaurantes (55%)
- comemoração em casa (18%)
- levar o namorado (a) para um passeio (9%)
- viagem (5%)
- refeição por delivery (4%)
- ir ao cinema com o namorado (4%)