Logo Correio do Estado

FIEL LEIGO ELEVADO Com milagres na Capital, Carlo Acutis é elevado a 'Santo' pelo Papa Francisco Campo Grande foi palco de graças concedidas à criança e jovem pela intercessão do "Padroeiro da Internet" 23 MAI 2024 • POR Leo Ribeiro • 09h33
Campo Grande aparece na jornada santa de Carlo desde o milagre que concedeu a beatificação ao então "padroeiro da internet"   Reprodução/ Vatican News

Com autorização de decretos do chamado "Dicastério das Causas dos Santos", na manhã desta quinta-feira (23) o Papa Francisco reconheceu o milagre de Carlo Acutis - que tem duas graças concedidas em Campo Grande -, e agora eleva o 'status' do conhecido "padroeiro da internet" a Santo. 

Pelo boletim publicado hoje pela agência de notícias do Vaticano, o prefeito do Dicastério, Cardeal Marcello Semeraro, levou milagres e martírios e virtudes heroicas de beatos e serva, além da ação referente a Carlo. 

"O milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis, Fiel Leigo; nascido em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra) e falecido em 12 de outubro de 2006 em Monza (Itália)", expõe o documento, em tradução livre do original em italiano. 

Campo Grande aparece na jornada santa de Carlo desde o milagre que concedeu a beatificação ao então "padroeiro da internet". 

"Além disso, o Sumo Pontífice aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais Padres e Bispos para a canonização do Beato Emanuele Ruiz e 7 Companheiros, da Ordem dos Frades Menores, e de Francisco, Abdel Mooti e Raffaele Massabki, Fiéis Leigos, morto por ódio à Fé em Damasco (Síria) entre 9 e 10 de julho de 1860, e decidiu convocar um Consistório, que tratará também da canonização dos Beatos Giuseppe Allamano, Marie-Léonie Paradis, Elena Guerra e Carlo Acutis", conclui o boletim desta quinta-feira (23) do Vaticano

Milagres locais

Cerca de sete anos após a morte de Carlo, um milagre por intercessão do padroeiro foi registrado na Cidade Morena, quando uma criança com condição rara no pâncreas foi levada até a uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande. 

Ainda aos três anos Matheus Lins Vianna já convivia com o diagnóstico de anomalia congênita rara no pâncreas anular, sendo que o contato com uma relíquia de Carlo, momento em que a criança pediu de forma espontânea ‘para parar de vomitar’, indicou o padre Marcelo Tenório, da paróquia São Sebastião da qual a capela faz parte. 

"E assim aconteceu, não vomitou mais", expõe o padre em relato divulgado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em celebração ao jovem Carlo Acutis. 

Já em 2020, no dia 10 de outubro, Carlo foi beatificado em função dessa graça concedida, quando em 2017 surgiu o segundo suposto milagre atribuído ao padroeiro da internet, quando um campo-grandense de 25 anos entrou em estado vegetativo após uma parada cardíaca. 

Gabriel Terron Nunzio estava em um ponto de ônibus, próximo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, quando foi vítima da parada cardiorrespiratória, em 2016

O milagre veio após exposição do jovem através da unção dos enfermos, com parte do pijama e pedaço de cabelo de Acutis. 

 

Conheça o santo

Natural de Londres, Carlo nasceu em 03 de maio de 1991, descobrindo uma leucemia violenta que ceifou sua vida após 15 anos, em 12 de outubro de 2006 na comuna italiana de Monza, região da Lombardia.

Habilidoso com informática, em uma época em que a internet engatinhava no mundo, o jovem aproveitou o espaço eletrônico para divulgar materiais cristãos e expôr uma série de milagres eucarísticos. 

Fulminante, a leucemia demonstrou seus primeiros sintomas em setembro de 2006, com o jovem dedicando uma vida católica de devoção a Deus até 12 de outubro de 2006. 

Diante do evento de Carlo, o próprio Papa Francisco reforçou que Acutis "não se acomodou numa imobilidade confortável. 

"Mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-o nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual", completou o Papa. 

Com seus restos mortais repousando na cidade italiana de Assis, a comunidade local também entrou em festa, como destacou o bispo da cidade, dom Domenico Sorrentino, celebrando que Carlo será proclamado santo. 

"Passando assim do culto local, por sua condição de beato, ao culto universal que caracteriza os santos canonizados. A Igreja de Assis está em festa. Ele poderá ser chamado de “Santo” e venerado com o culto litúrgico devido aos Santos somente após a canonização - explica o prelado. Liturgicamente, portanto, tudo permanece como antes", expõe o bispo em nota pública.

O corpo de Carlo que está no Santuário da Espoliação, ainda em 2022, foi aberto para peregrinação e exposto de modo permanente por dom Domenico Sorrentino após a missa de 1º de junho daquele ano. 

Seu túmulo foi reaberto dias após inaugurada a chamada "porta de São Francisco", que segundo o portal do Vaticano foi "trazida a luz após 800 anos" para que os fiéis revivam o gesto quando o "Pobrezinho" abriu mão de todos os bens terrenos. 

Assine o Correio do Estado