Logo Correio do Estado

Inteligência Artificial Atlas: filme estrelado por JLo debate avanços de IA Recentemente, Google e Open AI anunciaram avanção em suas Inteligências Artificiais 24 MAI 2024 • POR Mariana Piell • 18h30
Jennifer Lopez em 'Atlas', da Netflix   Divulgação

Após o anúncio de atualização nos sistemas de duas gigantes da Inteligência Artificial, Gemini e Chat GPT, a Netflix lançou 'Atlas', um filme protagonizado por Jennifer Lopez que retrata um futuro distópico em que IAs travam uma guerra contra humanos.

Na obra lançada nesta sexta-feira (24), JLo interpreta Atlas Shepherd, uma analista de dados brilhante e antissocial que deve se aliar a uma Inteligência Artificial para salvar o futuro da humanidade.

No enredo, Atlas enfrenta um dilema quando precisa confrontar o robô rebelde Harlan Shepherd (Simu Liu), criado por sua mãe, com quem compartilha um passado misterioso. Para derrotá-lo, precisa confiar na IA Smith (Gregory James Cohan - dublado por Gustavo Machado), e vê na tecnologia sua única esperança para garantir a sobrevivência da humanidade.

Avanços recentes

Em maio, a Google e a Open AI anunciaram novas atualizações nos seus modelos de Inteligência Artificial, confira:

Gemini:

Dentre as novidades anunciadas pela Google está o Gemini 1.5 Pro, uma versão aprimorada de sua inteligência artificial generativa. Este modelo pode agora analisar documentos, vídeos e fotos mais longos, com capacidade de receber até 2 milhões de tokens, o dobro do volume permitido anteriormente. Isso permite a maior capacidade de input (recepção de comando).

Além disso, o Gemini 1.5 Pro foi aprimorado em algoritmos para geração de código, raciocínio lógico, planejamento, conversação e compreensão de áudio e imagem. 

O Google também lançou o Gemini 1.5 Flash, uma versão mais leve que pode analisar áudio, vídeo e imagens, mas gera apenas texto.

Chat GPT-4o:

Mais poderoso que suas versões anteriores (GPT 3.5 e GPT-4), o Chat GPT-4o, da Open AI, oferece respostas mais rápidas e precisas. As principais inovações incluem a capacidade de interagir por voz e reconhecer expressões faciais, simulando uma conversa humana. O GPT-4o está disponível para todos os planos, inclusive os gratuitos, mas com algumas limitações.

A nova versão pode entender e responder a comandos de texto, áudio e imagem em tempo real, processando todos os formatos em uma única rede neural. Com uma capacidade de resposta de 320 milissegundos, ele se aproxima da rapidez de uma conversa humana.

Exemplos de interação incluem jogar "Pedra, Papel e Tesoura" e comentar sobre elementos visuais sem comandos específicos. Além disso, o GPT-4o consegue demonstrar reações humanas, como rir e mostrar surpresa.

Assine o Correio do Estado