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Educação Pós-pandemia: Índice de crianças alfabetizadas cresce em Mato Grosso do Sul Indicadores divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Educação apontam que o estado reverteu o índice da pandemia de 31% atingindo 47% de crianças alfabetizadas 28 MAI 2024 • POR Laura Brasil • 16h30
Em Mato Grosso do Sul a expectativa é que em  2024, o índice chegue a 59%   Lucio Bernardo Jr / Agência Brasil

Dados do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, apontou que Mato Grosso do Sul conseguiu reverter o índice de crianças alfabetizadas que durante a pandemia que em 2021, era de 31%, atingindo 47% em 2023.

O indicador leva em conta crianças alfabetizadas, saindo da 2ª ano do ensino fundamental (que contempla a primeira e segunda série) sabendo ler e escrever. Apesar do indicador positivo, os pesquisadores em educação reforçam que o ideal é que a criança complete a 1ª série neste patamar.

O relatório produzido pelo Ministério da Educação, apresentado nesta terça-feira (28), pelo ministro Camilo Santana, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, (PT), apresentado no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em Brasília.

Os dados apresentados foram levantados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Mato Grosso do Sul está entre os estados do Brasil que conseguiram reverter o baixo índice de crianças alfabetizadas durante o período da pandemia (Covid-19).

Veja os números de crianças alfabetizadas:

“Pela primeira vez no Brasil, temos um parâmetro do que é uma criança alfabetizada, conseguimos padronizar isso para todo o país, partindo de critérios e evidências científicas. É uma avaliação censitária e por aluno. Agora, podemos definir metas para estados e municípios”, disse o Ministro.  

Recuperação

A pesquisa indica que as crianças das redes públicas no Brasil, conseguiram alcançar o índice de 56% de alfabetização. Com esse resultado o país recuperou o índice anterior a pandemia, o que foi uma meta traçada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2022, encampada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Em números, são 20 pontos percentuais a mais que a performance apresentada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, conseguindo ficar 1 (p.p.) superior à avaliação de 2019 que apresentou o resultado de 55% de crianças alfabetizadas no país. No total o Ministério da Educação investiu mais de R$ 1 bilhão na educação.

Objetivos

Para o Mato Grosso do Sul, com o compromisso nacional de criança alfabetizada, do Ministério da Educação, a expectativa é que em  2024, o índice chegue a 59%. Veja as projeções:

Melhores índices de alfabetização do país

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