Logo Correio do Estado

CONSTANTINO

O Plano Safra e os dados sobre novos tipos investimentos do Agronegócio (CPR e CDCA)

Confira a coluna de Michel Constantino desta terça-feira, 11 de junho de 2024

11 JUN 2024 • POR MICHEL CONSTANTINO • 00h05
MIchel Constantino   Divulgação

O principal setor da economia brasileira espera ansiosamente como será detalhado o atual Plano Safra. O Plano Safra se tornou uma instituição no país, com resultados relevantes para aumentar os investimentos e oferta de alimentos para o mundo.

Mas será que o governo federal avaliou as novas formas de financiamento? Analisou por exemplo a dinâmica dos CPRs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e CDCAs (Certificados de Depósito de Créditos Agrícolas)?

As maiores economias mundiais dependem das exportações, a dinâmica produtiva do agronegócio favorece e impacta positivamente nas economias locais, os municípios, as comunidades, cooperativas e comércio das cidades. Como também gera saldo positivo na riqueza do país exportando alimentos e insumos para todo planeta.

Um estudo realizado pela Rivool Finance (2024) ressalta a importância fundamental do crédito ao investimento na condução do processo produtivo expansão do agronegócio brasileiro, especialmente do crédito ao investimento privado direcionados para áreas estratégicas.

Dois dos instrumentos financeiros mais importantes do agronegócio brasileiro setor são CPRs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e CDCAs (Certificados de Depósito de Créditos Agrícolas). Esses instrumentos desempenham um papel crítico no ecossistema de financiamento do agronegócio brasileiro, que tem demonstrado crescimento incrível nos últimos três anos.

Eles efetivamente preenchem a lacuna entre as necessidades de capital dos produtores e as ofertas dos mercados financeiros, apoiando o crescimento e a sustentabilidade do setor.

Os CPRs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) são títulos de renda fixa representativos de direitos creditórios provenientes de operações de financiamento realizadas com empresas brasileiras agronegócio. São emitidos por instituições financeiras, agências de desenvolvimento, e demais entidades autorizadas pela Comissão Nacional de Valores Mobiliários (CVM).

É essencial não só para que o país satisfaça as necessidades alimentares nacionais e globais, mas também para posicionar seu agronegócio como um dos líderes em eficiência e inovação no cenário global.