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Autenticidade: Criando Experiências que Conquistam Clientes!

23 JUN 2024 • POR Dijan de Barros • 06h00
Dijan de Barros - colunista de empreendedorismo  

Nos dias de hoje, a autenticidade nas vendas e a criação de experiências que conquistam os clientes são cruciais por várias razões. Primeiramente, as expectativas dos consumidores mudaram significativamente.

Com o fácil acesso à informação, os consumidores estão mais informados e exigentes do que nunca. Eles buscam marcas que compartilham seus valores e proporcionam experiências significativas. A autenticidade
tornou-se um valor essencial, e os consumidores estão mais inclinados a apoiar marcas que sejam genuínas e transparentes.

Além disso, em um mercado altamente competitivo, a autenticidade ajuda as marcas a se destacarem. A competição acirrada exige que as empresas encontrem maneiras de se diferenciar, e ser autêntico é uma estratégia eficaz. Marcas autênticas tendem a criar uma base de clientes mais leal, que confia e se identifica com a marca.

Isso gera recomendações orgânicas e feedback positivo, impulsionando ainda mais a reputação da marca. Um exemplo disso é o tradicional Thomaz Lanches em Campo Grande – MS. O Thomaz Lanches é uma das lanchonetes árabes mais famosas de Campo Grande. É considerada patrimônio gastronômico da cidade. Thomaz Lanches conquistou o coração dos campo-grandenses pelo atendimento diferenciado: não existem comandas e o próprio cliente diz no caixa o que consumiu.

Com isso, o cliente pode se servir à vontade no balcão, sem que um funcionário regule quais foram os salgados que ele pegou. Ou seja, autenticidade nas vendas e a criação de experiências neste caso de confiança e credibilidade.

A construção de confiança e credibilidade é outra razão pela qual a autenticidade é tão crucial. Ser transparente nas operações e comunicações constrói uma base sólida de confiança entre a marca e os consumidores. Quem diria que o senhor José Thomaz, nascido em 1925, no Líbano, que veio para o Brasil aos nove anos de idade, estaria à frente do seu tempo, já utilizando as ferramentas de marketing em 1978 e construindo a sua reputação.


Uma reputação sólida é essencial para o sucesso a longo prazo, e marcas autênticas são mais capazes de sobreviver a crises, pois têm uma base de clientes que confia nelas e as apoia mesmo em momentos difíceis.
A autenticidade também promove o engajamento e o relacionamento duradouro com os clientes. Basta ver o balcão do Thomaz Lanches e perceber que os clientes são recorrentes. Eles buscam conexões emocionais profundas, transformam transações (esfirras) em relacionamentos significativos.

Clientes que se sentem valorizados e compreendidos são mais propensos a se tornarem fiéis à marca. Na época do meu avô Antônio de Souza Rosa, o nome disso era freguês. Além disso, um relacionamento autêntico facilita a obtenção de feedback honesto, essencial para a melhoria contínua dos produtos e serviços.

A autenticidade aumenta a eficácia das estratégias de marketing e vendas. Histórias e campanhas autênticas ressoam melhor com o público, tornando as estratégias de marketing mais eficazes, criando raízes. Clientes satisfeitos com experiências autênticas se tornam defensores (promotores) da marca, promovendo-a de forma orgânica e ampliando o alcance do marketing boca a boca. Isso não só atrai novos clientes, mas também ajuda a reter (reter significa: cuidar) os existentes, impulsionando as vendas de forma sustentável.

Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e dinâmico, a autenticidade nas vendas e a criação de experiências que conquistam os clientes são essenciais para construir uma marca forte, confiável e duradoura. Essas práticas não só aumentam as vendas, mas também fortalecem a lealdade do cliente, diferenciando a marca no mercado e garantindo um crescimento sustentável a longo prazo.