Logo Correio do Estado

CADA VEZ PIOR MS tem nove cidades dentre as dez com menor umidade do país Dados preocupantes divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) referentes à essa sexta-feira (21) ainda apresenta cinco cidades com índices menores que 20% 22 JUN 2024 • POR Felipe Machado • 12h00
Nove cidades do MS estão entre as dez com piores índices de umidade do ar   Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Mesmo com o começo do inverno, Mato Grosso do Sul continua apresentando níveis preocupantes, sem previsão de melhora. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que nove cidades do MS figuraram entre as 10 com menor índice de umidade no país nesta sexta-feira (21).

Essas cidades foram, em ordem crescente: Jardim, Amambai, Aquidauana, Coxim, Sonora, Nhumirim, Porto Murtinho, Ivinhema e Miranda. A única não sul-mato-grossense que aparece entre as 10 é Barretos (SP), presente na quarta posição. Todas elas apresentaram números de 18% a 21%.

Através destes números, há cidades do MS em dois níveis diferentes de gravidade, o Estado de Atenção (de 20% a 30%) e Estado de Alerta (de 12% a 20%), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Os cuidados a serem tomados são:

Estado de Atenção (21 a 30%)

Estado de Alerta (12 a 20%)

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

O Inmet também divulgou um alerta com perigo potencial de baixa umidade do ar em algumas regiões do país, incluindo todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Este alerta, segundo o instituto, começa neste domingo (23), às 12h, e se encerra no mesmo dia, às 19h, com a umidade apresentando variação de 20% a 30%.

Assine o Correio do Estado