Mesmo com o começo do inverno, Mato Grosso do Sul continua apresentando níveis preocupantes, sem previsão de melhora. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que nove cidades do MS figuraram entre as 10 com menor índice de umidade no país nesta sexta-feira (21).
Essas cidades foram, em ordem crescente: Jardim, Amambai, Aquidauana, Coxim, Sonora, Nhumirim, Porto Murtinho, Ivinhema e Miranda. A única não sul-mato-grossense que aparece entre as 10 é Barretos (SP), presente na quarta posição. Todas elas apresentaram números de 18% a 21%.
Através destes números, há cidades do MS em dois níveis diferentes de gravidade, o Estado de Atenção (de 20% a 30%) e Estado de Alerta (de 12% a 20%), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Os cuidados a serem tomados são:
Estado de Atenção (21 a 30%)
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
- Permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
- Se hidratar bem.
Estado de Alerta (12 a 20%)
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
O Inmet também divulgou um alerta com perigo potencial de baixa umidade do ar em algumas regiões do país, incluindo todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Este alerta, segundo o instituto, começa neste domingo (23), às 12h, e se encerra no mesmo dia, às 19h, com a umidade apresentando variação de 20% a 30%.