Logo Correio do Estado

Agosto Alaranjado Prefeitura lança campanha para tentar diminuir queimadas urbanas em Campo Grande A ação Diga Não às Queimadas Urbanas, foi lançada nesta quinta-feira (04), em uma tentativa de conscientizar a população 4 JUL 2024 • POR Laura Brasil • 16h00
Na noite de quarta-feira (03) terreno baldio queimou nas proximidades da avenida Calógeras   Crédito: Pagu

A Prefeitura de Campo Grande em alusão ao Agosto Alaranjado, a campanha da Defesa Cívil, cujo tema este ano é: “Mude seu hábito, não o clima!”. Visando conscientizar os munícipes para a questão do perigo das queimadas urbanas.

A ação faz parte da campanha 'Diga Não às Queimadas Urbanas – Agosto Alaranjado 2024', lançada de forma virtual, nesta quinta-feira (04), por meio do canal no YouTube da Educação Ambiental PLANURB CG.

Queimadas urbanas

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM-MS), entre janeiro a agosto de 2023, registraram 2.067 queimadas em vegetação tanto na área rural quanto urbana em Campo Grande. Enquanto a Polícia Militar Ambiental realizou cinco orientações no ano anterior. 

Na Ouvidoria Geral do Munícipio (OGM-156), foram protocoladas 314 denúncias de utilização de fogo, que configura crime.. Tipos de incêndios urbanos:

Cerca de 140 proprietários de terrenos baldios foram autados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), pelo uso do fogo para limpeza a multa varia entre R$ 2.944,50 a R$ 11.778,00.

Campanha

Desde 2017, a ação Diga Não às Queimadas Urbanas são ações que o município durante o Agasto Alaranjato, que faz parte da prevenção, orientação e combate ao uso do fogo em áreas urbanas. 

“O trabalho de conscientização e prevenção realizado pelo COMIF é essencial para que as pessoas conheçam as consequências das queimadas e se tornem agentes multiplicadores da informação, principalmente no período de estiagem extensa. Devido ao trabalho desenvolvido pelo grupo, o número de incêndios tem diminuído significativamente”, pontua uma das coordenadoras do COMIF, a engenheira ambiental Amanda Mariano.

Além disso, queimadas urbanas podem afetar áreas de preservação ambiental (APP), acarretando em danos ao meio ambiente, como também é uma das principais causas de problemas respiratórios entre idosos e crianças, um total de 74.598 atendimento, conforme indicam registros no sistema municipal de saúde.

Outro problema comum, é a fumaça tomar ruas e avenidas, caso recentemente noticiado pelo Correio do Estado, em que a Avenida Tamandará ficou tomada por fumaça tendo sido necessária a intervenção do Corpo de Bombeiros

Onde denunciar?

Caso o munícipe perceba a prática de queimada urbana sem flagrante basta acionar o canal de atendimento pelo número 156, ou realizar o registro no site Fala Campo Grande. Também é possível registrar via aplicativo com o mesmo nome. 

Na situação em de flagrante, basta acionar a  Guarda Civil Municipal, pelo número 153, com atendimento 24h.

Assine o Correio do Estado