Logo Correio do Estado

Jornalista lança livro relatando amizade com o poeta Manoel de Barros O escritor Bosco Martins, lançou nesta quinta-feira (04), o livro Diálogos do Ócio, na 8ª Feira Literária de Bonito 4 JUL 2024 • POR Laura Brasil • 18h30
  Imagem Divulgação

O jornalista e escritor João Bosco de Castro Martins, 65, lançou nesta quinta-feira (04), o livro  Diálogos do Ócio, em Bonito. Trata-se de um compilado de décadas de amizade entre o autor e o poeta Manoel de Barros.

João Bosco, paulista vive há mais de 40 anos em Mato Grosso do Sul, tornando-se um filho do estado. No dia 16 de agosto, o livro será lançado na Livraria Travessa, no Rio de Janeiro (RJ).

O lançamento ocorre durante a 8ª Feira Literária de Bonito (Flib), no espaço Café com Letras, evento que segue até o dia 6 de julho.

Durante a apresentação da obra, o autor rememorou momentos de convivência com o poeta Manoel de Barros. 

“Além da poesia e de tudo que ele foi e representou, o barato era aquele sorriso largo dele na nossa chegada à sua casa”, disse João Bosco. 

Imagem Divulgação

A presença de estudantes com idades de 6 a 10 anos, da Escola Municipal Manoel Inácio de Faria, emocionaram Bosco Martins. Na ocasião houve a exposição dos trabalhos dos alunos, supervisionados pela professora rofessora Ligia Cristina Silva, conhecida por coordenar um trabalho inspirado na obra de Manoel de Barros e com inspiração na obra Diálogos do Ócio.

Os alunos fizeram peças artesanais com o que encontraram nos quintais de suas casas. O encantamento com as poesias de Manoel de Barros, alimentou a imaginação que deu estímulo para a criação dos trabalhos. 


“A leitura de seus livros e iniciativas como esta da escola mantêm vivo o Manoel de Barros, ele não morrerá nunca”, disse Bosco Martins, homenageado também pelos alunos da escola com quadro feito com material reciclado sobre a obra do poeta.

“Diálogos do Ócio não é apenas uma bibliografia, mas a relação de amizade por mais de três décadas com Manoel de Barros e sua esposa Stela, reunindo fatos que cercaram a vida de um homem simples”.

Estiveram presentes no lançamento do livro, a curadora da Feira Literária, Maria Adélia Menegazzo, a diretora da Escola Municipal Manoel Inácio de Faria, Roseli Gambin, escritores e o público que prestigiou o evento. 

Assine o Correio do Estado