Para impulsionar os benefícios da rota bioceânica e aumentar a competitividade, o Governo de Mato Grosso do Sul está intensificando a parceria e integração com o Chile, com foco nos portos principais para o acesso ao mercado asiático. Recentemente, o governador José Miguel Carvajal Gallardo de Tarapacá, Chile, discutiu novas medidas em conjunto com autoridades sul-mato-grossenses.
Uma das iniciativas inclui a abertura de um escritório de representação de Mato Grosso do Sul em Iquique, capital de Tarapacá, destinado a promover as potencialidades do estado. Além disso, está prevista a criação de uma organização de governança envolvendo governadores dos quatro países, focada em questões relacionadas à rota bioceânica.
Os governos de Mato Grosso do Sul e Tarapacá também estão negociando com companhias aéreas locais para estabelecer um voo direto entre Iquique e Campo Grande, visando fortalecer o intercâmbio comercial e cultural, facilitando o deslocamento de empresários e turistas.
“Mato Grosso do Sul está de portas abertas para promover esta integração. É uma trajetória que está sendo construída e sentimos do Governo de Tarapacá um dinamismo e proatividade para construir as pontes antes da rota estar 100% pronta. Esta relação vai fortalecer os negócios, intercâmbio cultural e turismo. Os portos (chilenos) serão porta de entrada para ida e volta de produtos”, afirmou o governador.
Riedel destacou que a parceria com o estado chileno vai trazer grandes benefícios ao Estado. “Mato Grosso do Sul vai ter sua casa em Iquique, para podermos promover nosso Estado, assim como Tarapacá já tem seu escritório em Campo Grande. Ainda vamos lutar para conseguir este voo direto. Estamos nos extremos, mas criando um elo e se conectando”.
Para o governador de Tarapacá, José Miguel Carvajal, esta integração trará mais competitividade a ambos os estados, trazendo benefícios a milhares de famílias. “Isto será possível por meio do corredor bioceânico, que deixou de ser um sonho para ser uma realidade. Os empresários sul-mato-grossenses vão ter vantagens tributárias e de logística pelo porto de Iquique para acessar o Oceano Pacífico pela costa do Chile”.
O secretário estadual Jaime Verruck ressaltou que a presença de Mato Grosso do Sul em Iquique será um espaço para promover o estado, similar ao escritório de Tarapacá em Campo Grande, e manifestou otimismo em relação à possibilidade de um voo direto, mesmo que inicialmente com frequência reduzida.
O evento "Tarapacá Day" em Campo Grande, sediado no Hotel Deville, tem como objetivo principal divulgar as oportunidades de negócios do estado chileno, crucial na rota bioceânica para o acesso ao mercado asiático pelo Oceano Pacífico.
O encontro reúne empresários de Mato Grosso do Sul, representantes da Zona Franca de Iquique (ZOFRI), da Empresa Portuária de Iquique (EPI) e da Embaixada do Brasil no Chile, marcando também o primeiro ano de funcionamento do escritório da Corporação de Desenvolvimento de Tarapacá em Campo Grande, com a assinatura de convênios entre entidades públicas e privadas ao longo do evento.