Logo Correio do Estado

DIÁLOGO Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta sexta-feira, 12 de julho de 2024 Por Ester Figueiredo (dialogo@correiodoestado.com.br) 12 JUL 2024 • POR Felpuda • 00h02
Diálogo   Foto: Arquivo / Correio do Estado

Clarice Lispector - Escritora Brasileira 

A gente tem o direito de deixar  o barco correr! As coisas se arranjam,  não é preciso empurrar com tanta força”.

FELPUDA

Está chamando atenção que só, de gregos e troianos, a presença de figurinha que quer porque quer uma cadeira de prefeito para chamar de sua – tendo até participado do máximo de eventos públicos que vêm  ocorrendo, principalmente em Campo Grande. Há quem  diga que está tal qual papagaio de pirata, não perdendo  nem um minuto sequer para aproveitar a luz dos flashes.  Tudo indica que o seu time de marqueteiros deve acreditar  que assim atrairá votos. Pode até ser, mas primeiro tem  que combinar com o distinto eleitorado, né?

Da pele

Alternativa para substituir  a gelatina convencional  (de couro bovino e suíno)  foi encontrada por pesquisadores da Embrapa. Eles obtiveram sucesso com a pele do tambaqui (Colossoma macropomum), peixe nativo brasileiro de grande relevância econômica.

Mais

Em geral, as escamas  e a cabeça são utilizadas  para fabricação de ração para peixes, mas a gelatina produzida tem aplicações alimentícias e farmacêuticas,  ou seja, é transformada  em um coproduto com maior valor agregado.

 Izolina Dibo / Arquivo Pessoal 
 Victoria, Marcia e Sérgio Canton / RODRIGO ZORZI

Eles x elas

Dois contra duas. Essa foi  a interpretação da prefeita Adriane Lopes ao entendimento entre PL e PSDB. Segundo ela, durante entrevista à Rádio Hora, o presidente daquele partido, Valdemar Costa Neto, e o ex-presidente Jair Bolsonaro teriam quebrado a promessa feita a ela e à senadora Tereza Cristina de apoio para a sua reeleição.

Ao olhar  do eleitor, se oficializada a aliança dos liberais com os tucanos, ficará configurado que dois homens entraram no ringue da campanha eleitoral contra duas mulheres.

Recado

Na mesma entrevista, Adriane Lopes alfinetou os “ex-quase aliados” ao dizer que acordo  na vida é feito para ser cumprido e que ela é uma mulher que, quando dá sua palavra,  cumpre assim como a senadora Tereza Cristina.

E foi mais além, afirmando que talvez justamente por serem mulheres ficou mais fácil quebrar o que teria ficado combinado (com eles). Depois disse que eles não entenderam que Campo Grande não tem um dono e que as pessoas são livres.

Na dele

O deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) agiu de maneira discreta, não bateu de frente  com nenhuma liderança  nacional do partido e,  pelo menos por enquanto, mantém sua esposa,  Gianni Nogueira, como précandidata da sigla a prefeita  de Dourados. Haviam rumores de que ele poderia fazer aliança com o PP em troca da vaga  de vice do prefeito Alan Guedes, o qual tentará a reeleição.

Aniversariantes