Logo Correio do Estado

Influenciadora americana cede aos encantos de Clarice Lispector

Após colocar o escritor Machado de Assis entre os mais lidos nos Estados Unidos, a crítica literária Courtney Henning, se rende a genialidade da escritora

23 JUL 2024 • POR Laura Brasil • 18h00
A crítica literária iniciou o desafio de ler um autor por país, mas parece que vai passar mais um tempo entre obras literárias do Brasil   Reprodução Tik Tok

A crítica literária Courtney Henning, depois de se encantar com Brás Cubas de Machado de Assis, cedeu aos pedidos e leu um livro de Clarice Lispector; o resultado conforme uma expressão em inglês foi de uma verdadeira 'blow mind' (explosão da mente).

Agora Courtney,  lança aos brasileiros o questionamento: "como vocês conseguem viver depois de ler Clarice Lispector.

Henning, iniciou com um desafio de ler uma obra de cada país e durante o processo compartilhou com os seguidores no Tik Tok  a experiência com as obras.

Brás Cubas

Sem poupar adjetivos quando chegou na obra de Machado de Assis, a avaliação foi tão positiva que Brás Cubas entrou para a lista dos mais vendidos na categoria "Literatura Latino-Americana e Caribenha" da Amazon Americana.

Clarice Lispector

Os internautas brasileiros conhecidos pela persistência, começaram a indicar as obras da escritora Clarice Lispector.  Courtney chegou a comentar que duvidou e imaginou inclusive na possibilidade de que se tratasse de um caso superestimado. 

No entanto, o resultado foi totalmente oposto e após vivenciar a leitura de A Hora da Estrela,  não restaram dúvidas acerca da genialidade de Clarice Lispector. 

Por fim, a americana ficou tão extasiada com a intensidade de Lispector que está se perguntando "que água os brasileiros bebem".

A dúvida inicial, que geralmente acontece quando "brota" um monte de pessoas, indicando autores dissipou completamente. 

"Assim, como Machado, fiquei perdidamente apaixonada.  Eu li a Hora da Estrela e não sei nem dizer de qual trecho gostei mais", explicou Courtney. Veja:

Em alusão aos elogios, a Editora Rocco que possui os direitos das obras de Clarice Lispector no Brasil, respostou o vídeo no Instagram.

Com isso, é possível que o desafio da leitura de um livro de cada país acabe atrasando um pouco, caso Courtney descubra outros autores brasileiros.

Assine o Correio do Estado