Logo Correio do Estado

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta sexta-feira, 26 de julho de 2024 Por Ester Figueiredo (dialogo@correiodoestado.com.br) 26 JUL 2024 • POR Ester Gameiro • 00h01
Diálogo   Foto: Arquivo / Correio do Estado

ADÉLIA PRADO

ESCRITORA BRASILEIRA

"Dor não tem nada a ver com amargura. Acho que tudo que acontece é feito pra gente aprender cada vez mais, é pra ensinar a gente a viver. Desdobrável. Cada dia mais rica de humanidade”.

FELPUDA

A semente da dúvida foi plantada em terra fértil da campanha eleitoral e, com certeza, será devidamente regada por adversários que querem ver o estrago daqui para a frente. Tem gente esperneando que só, e até mesmo em meio aos companheiros de partido há desconfiança se existe a possibilidade de seguir adiante ou se “o caminho da roça” se tornou a melhor opção. Tudo é uma questão de dias, dizem os do lado de lá e os de cá. Resta esperar para ver.

Só bola fora

Prefeito de cidade do interior de MS, e que tentará a reeleição, vem sofrendo desgastes que só. Explica-se: quando criticado pelos adversários nas redes sociais, entra com ação judicial contra os oponentes.

Mais

Entretanto, o dito-cujo não vem obtendo sucesso. No popular, significa que está perdendo todas. A continuar assim, corre o risco de não perder só nas ações judiciais, mas também a... Bem, deixa pra lá, vai!

Durante a realização da 45ª edição do Farnborough Airshow, na Inglaterra, a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer voltada para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, revelou o primeiro protótipo em tamanho real do seu “carro voador”, o eVTOL. Ele tem motores para deslocamento vertical e asas para deslocamento horizontal, tem oito hélices para decolagem/pouso e um motor elétrico para propulsão. A autonomia estimada é de 100 km, por isso será usado especialmente para táxi-aéreo urbano, podendo transportar até quatro pessoas e o piloto. A previsão é de que as primeiras unidades das 2.900 já encomendadas comecem a ser entregues em 2026

Gerson Cullmann e Mônica Fernandes Cullmann
Juliana Barbeiro

Raio X

Com a aproximação do fim das convenções partidárias, no dia 5 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já colocou no ar, em seu portal, a plataforma responsável pela divulgação das candidaturas registradas em Mato Grosso do Sul e nos demais estados. São prestadas informações sobre todas as pessoas que pediram registros em diversos pleitos, as contas eleitorais e também os partidos políticos envolvidos. O endereço: divulgacandcontas.tse.jus.br.

Escudos

A prefeita Adriane Lopes vai poder contar com oito fiéis escudeiros para defendê-la dos ataques dos adversários durante o período da campanha eleitoral, não só na Câmara Municipal, como também na busca de votos. Ela e esses vereadores têm objetivo comum: a reeleição. Dois deles, inclusive, foram secretários municipais da atual administração em áreas importantes.

Sonho meu...

O MDB de Campo Grande, que sai coligado na majoritária com o PSDB, pretende, segundo suas lideranças, conquistar cinco cadeiras na Câmara Municipal. O partido terá 30 candidatos na disputa, sendo 20 homens e 10 mulheres. Os três vereadores que atualmente representam a legenda naquela Casa tentarão a reeleição, enquanto outros três ex-vereadores querem voltar. Um deles é Youssif Domingos, que já foi, inclusive, presidente daquele Legislativo.

Aniversariantes