Durante a cerimônia que definiu a distribuição de recursos do Novo Pac, o Governo Federal anunciou o montante de 498,7 milhões que irão atender 27 obras de 20 municípios, em Mato Grosso do Sul.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, esteve em Brasília na sexta-feira (26), representando o governador Eduardo Riedel (PSDB), na apresentação da distribuição dos recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções, organizada pelo Ministério da Casa Civil, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O vice-governador Barbosinha enfatizou a importância do investimento do Governo Federal, na garantia de acesso a serviços públicos que atendam a demanda da população sul-mato-grossense.
"Os investimentos anunciados hoje representam um grande passo para a modernização da nossa infraestrutura e a melhoria da qualidade de vida dos sul-mato-grossenses", afirma Barbosinha.
A Capital sul-mato-grossense recebeu o aporte de R$ 150 milhões para obras de drenagem no rio Anhanduí, que costuma causar transtornos em pontos específicos da Avenida Ernesto Geisel.
Na modalidade Cidades Sustentáveis e Resilientes serão contempladas obras nas áreas de saneamento básico e drenagem.Veja os municípios atendidos nesta fase:
- Água Clara;
- Aquidauana;
- Aral Moreira;
- Bela Vista;
- Campo Grande;
- Coxim;
- Deodápolis;
- Dourados;
- Inocência;
- Itaquiraí;
- Maracaju;
- Miranda;
- Naviraí;
- Pedro Gomes;
- Ponta Porã;
- Ribas do Rio Pardo;
- Rio Brilhante;
- Sidrolândia;
- Sonora e Três Lagoas.
Barbosinha destacou que o investimento irá impulsionar a infraestrutura e garantir maior qualidade de vida para a população.
O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destacou a importância do aporte nos projetos de saneamento básico.
"A universalização do saneamento básico é uma prioridade para nós. Com esses investimentos, vamos avançar significativamente na cobertura de coleta e tratamento de esgotos, melhorando a saúde pública e a qualidade de vida nas áreas urbanas do Estado", pontuou Renato.
Novo PAC Seleções
O Novo PAC Seleções foi lançado no dia 27 de setembro de 2023, quando foram anunciados os primeiros investimentos para seleções de obras e empreendimentos com participação dos estados e municípios.
No total, o programa compreende cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.
O programa está consolidado como uma forte parceria entre Governo Federal e setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, para gerar emprego e renda, reduzir desigualdades sociais e regionais em um esforço comum e comprometido com a transição ecológica, neoindustrialização, crescimento com inclusão social e sustentabilidade ambiental.
** Colaborou Alanis Netto