Logo Correio do Estado

PREVISÃO DO TEMPO

Semana terá dias frescos no sul e calor nas demais regiões de MS

Calor predominará nas regiões norte, leste, oeste e central; região sul será quente, mas não tão quente

28 JUL 2024 • POR Naiara Camargo • 15h00
Tempo será quente e seco nesta semana em MS   Álvaro Rezende/ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana será de calor, sol, céu azul e altíssimas temperaturas nas regiões central, leste, oeste e norte de Mato Grosso do Sul.

As regiões citadas abrangem os municípios de Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Sonora, Chapadão do Sul, entre outros. A temperatura máxima deve variar de 30ºC a 37 . Não há previsão de chuva.

Já na região Sul, o início de semana terá dias frescos, mas, ao longo da semana, a temperatura sobe e o calor volta com tudo.

O sul de MS compreende os municípios de Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Amambai e Mundo Novo. A temperatura máxima deve variar de 26ºC a 31 . Há previsão de chuva para esta região. 

Conforme noticiado pelo Correio do Estado, frente fria, de baixa intensidade, deve derrubar levemente as temperaturas na região Sul. Isto significa que continuará calor, mas não tão calor como nos últimos dias.

Confira as temperaturas para os próximos dias:

Município

Temperatura (ºC) na segunda-feira (29)

Temperatura (ºC) na terça-feira (30)

Temperatura (ºC) na quarta-feira (31)

Campo Grande

18ºC – 36ºC

16ºC - 28ºC

16ºC – 35ºC

Corumbá

16ºC – 38ºC

16ºC – 35ºC

18ºC - 39ºC

Três Lagoas

17ºC – 35ºC

16ºC – 34ºC

16ºC – 34ºC

Dourados

18ºC – 33ºC

16ºC – 30ºC

16ºC – 32ºC

Ponta Porã

18ºC – 34ºC

17ºC – 32ºC

15ºC - 29ºC

Amambai

16ºC – 28ºC

16ºC – 27ºC

15ºC - 31ºC

Mundo Novo

16ºC – 27ºC

16ºC – 28ºC

16ºC – 30ºC

Fonte: Inmet

UMIDADE

A umidade relativa do ar permanecerá baixa em todas as regiões. O Inmet divulgou alerta laranja (perigo) de baixa umidade para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Isto significa que a umidade do ar atingirá índices críticos, variando entre 12% e 20%. Há risco de incêndios florestais e à saúde (ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz).

Umidade relativa do ar é a quantidade de água em forma de vapor dispersa pelo ar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade indicada é de no mínimo 60%. O instrumento utilizado para medir a umidade é o higrômetro.

Mapa: Inmet
INVERNO

inverno começou às 16h51min de 20 de junho e terminará às 8h44min de 22 de setembro de 2024.

É caracterizada por clima gelado, tempo frio/fresco, temperaturas baixas e em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva e ocorrência de geadas/nevoeiros.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, apesar de ser caracterizada pelo frio, haverá muito mais dias quentes do que frios, nesta estação de inverno, em Mato Grosso do Sul.

Isto significa que haverá dias seguidos de sol, céu limpo, calor e temperaturas mais altas que o normal no Estado. Portanto, este inverno será mais quente e mais seco em comparação ao dos últimos anos.

Mas, como típico da estação, também haverá alguns dias frios e avanço de frentes frias, com temperaturas próximas aos 5ºC e 10ºC. Mas, de fato, as massas de ar frias serão de baixa intensidade, ou seja, haverá pouco frio.

Haverá pouca chuva neste inverno em Mato Grosso do Sul. Chuvas tendem a ficar abaixo do esperado, principalmente entre julho e agosto, no Estado. O índice pluviométrico será irregular, fraco e mal distribuído em Mato Grosso do Sul.