Logo Correio do Estado

DIÁLOGO Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta segunda-feira, 29 de julho de 2024 Por Ester Figueiredo (dialogo@correiodoestado.com.br) 29 JUL 2024 • POR felpuda • 00h01

RONALD REAGAN - ESTADISTA AMERICANO

"Não devemos julgar os programas sociais por quantas pessoas estão neles, mas por quantas estão saindo”.

FELPUDA

A nova operação do Gaeco/Ministério Público teria deixado muita gente tremendo sob os lençóis, embaixo da cama e querendo se autodeletar, tal qual andaram fazendo com alguns dados reveladores, quando houve vazamento e uns e outros ficaram sabendo que mandados de busca e apreensão estavam vindo a galope.

Na época, teve gente que se beneficiou com o vazamento, mas com a nova ação das autoridades, algumas figurinhas é que agora estão querendo “vazar do planeta”. Também, pudera.

Tomando conta

Deu a lógica. Recém-chegado ao PDT, Sérgio Murilo assume a presidência do partido em Campo Grande e vai comandar a convenção marcada para o dia 4 de agosto, penúltimo dia antes do prazo final legal para a escolha de candidaturas a vereadores.

Mais

A legenda deverá apoiar Rose Modesto, do União Brasil, que deseja sentar-se na principal cadeira do Paço Municipal a partir de 1º de janeiro de 2025. Ele, ligado à candidata, já presidiu o Podemos e foi defenestrado do cargo pela senadora Soraya Thronicke.

Marco Antônio de Moraes e Valéria Foschiani
Maria Antonieta

Enigma

Os tucanos mais emplumados não deixaram de desferir bicadas no presidente do Tribunal de Contas (TCE-MS), Jerson Domingos, pela divulgação de lista com nomes de pessoas que poderiam ser consideradas inelegíveis pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Nos meios políticos, o que se fala é que a divulgação se enquadra no que escreveu Shakespeare: “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar”.

Na lista

Antes de ir para o TCE-MS, Domingos foi presidente por quatro vezes da Assembleia Legislativa de MS. Ele era uma das lideranças fortes do MDB, com estreita ligação política com André Puccinelli, que quando era governador o nomeou, em 2014, para aquela Corte Fiscal, depois de ele ter o nome aprovado no Legislativo.

Nessas eleições, emedebistas estarão no palanque de Beto Pereira, candidato do PSDB e cujo nome aparece na lista do TCE dos prováveis “inelegíveis”.

Um pingo

O deputado federal Geraldo Resende, que é vice-presidente estadual do PSDB, gravou vídeo falando que tem um compromisso com Nioaque na área da saúde e que deseja ver o hospital funcionando com “decência”, se comprometendo a ajudar o município “nesse novo momento”.

Sua declaração foi feita ladeado pelo postulante a prefeito André Guimarães e pela vereadora Rose, desejando sucesso a ambos. Detalhe: os dois são do PP, e hoje a cidade tem um prefeito do PSDB. Como diz o provérbio: “Para quem sabe ler, um pingo é letra”.

Aniversariantes

* Colaborou Tatyane Gameiro