Logo Correio do Estado

PARIS-2024 Olimpíadas 2024: Brasil conquista medalha de bronze no judô por equipes Rafaela Silva garantiu a medalha de bronze para o Brasil com uma vitória decisiva na luta de golden score 3 AGO 2024 • POR Estadão Conteúdo • 12h35
Equipe de judô brasileira garantiu a medalha de bronze na categoria por equipes   Foto: reprodução

O Brasil garantiu sua oitava medalha nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 ao vencer a Itália por 4 a 3 na disputa por equipes mistas do judô. Esta é a primeira medalha do País na modalidade, que estreou em Tóquio 2021. Rafaela Silva selou a vitória com um golden score decisivo.

Com essa conquista, o Brasil soma quatro medalhas de bronze nesta edição, além de três pratas e um ouro. Metade das medalhas do País até agora são do judô (três bronzes e um ouro), mantendo o Brasil na 19ª posição geral.

A equipe brasileira foi representada por Rafael Macedo (até 90kg), Beatriz Souza (acima de 70kg), Leonardo Gonçalves (acima de 90kg), Rafaela Silva (até 57kg), Willian Lima (até 73kg) e Ketleyn Quadros (até 70kg). Eles enfrentaram os italianos Christian Parlati, Asya Tavano, Gennaro Pirelli, Veronica Toniolo, Manuel Lombardo e Savita Russo.

Na primeira luta, Rafael Macedo venceu Christian Parlati com um ippon após 14 segundos de golden score. Beatriz Souza, campeã olímpica individual, derrotou Asya Tavano rapidamente com dois waza-ari. Leonardo Gonçalves enfrentou dificuldades e acabou derrotado por Gennaro Pirelli. Rafaela Silva recuperou a vantagem para o Brasil ao vencer Veronica Toniolo com dois waza-ari.

Willian Lima teve uma luta decisiva, mas perdeu para Manuel Lombardo, levando a disputa ao golden score final. Savita Russo empatou a disputa ao vencer Ketleyn Quadros, forçando uma luta de golden score na categoria até 57kg. Rafaela Silva garantiu a medalha de bronze com uma vitória rápida sobre Veronica Toniolo.

O caminho até a medalha incluiu vitórias sobre Casaquistão e Sérvia. Na repescagem, a equipe brasileira derrotou a Sérvia, com destaque para a performance de Rafaela Silva.

A competição por equipes mistas estreou em Tóquio 2021 e é apenas a segunda vez que está presente nos Jogos Olímpicos.

Assine o Correio do Estado