Logo Correio do Estado

EDUCAÇÃO AMBIENTAL Bioparque Pantanal é tema de dissertação de mestrado da UFMS Trabalho relaciona meio ambiente-educação e inclui o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do aquário, composta por uma equipe multidisciplinar, com biólogos e pedagogos que atuam no espaço de produção e potencialização científica 6 AGO 2024 • POR Naiara Camargo • 09h25
Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena   MARCELO VICTOR

Educação ambiental, um dos pilares do Bioparque Pantanal, se tornou tema de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

‘Elaboração de sequências didáticas como ferramenta pedagógica na formação de professores tendo como eixos a educação ambiental e o espaço do Bioparque Pantanal’ é o tema do mestrando Douglas Henrique Melo Alencar.

Ele foi orientado pela professora Vera de Mattos Machado (UFMS). A banca examinadora foi composta pela professora Adriana Pugliesse Netto Lamas (UFABC) e professor Rogério Rodrigues Faria (UFMS).

O trabalho relaciona meio ambiente-educação e inclui o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do aquário, composta por uma equipe multidisciplinar, com biólogos e pedagogos que atuam no espaço de produção e potencialização científica.

O objetivo é avaliar as sequências didáticas produzidas por meio da oferta de uma formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental, com a temática de Educação Ambiental e espaços não formais de ensino.

Vale ressaltar que além de ser um atrativo turístico, o Bioparque também é um complexo de pesquisa, ciência, conhecimento e estudos.

BIOPARQUE PANTANAL

O Bioparque Pantanal está localizado nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

É, atualmente, o maior aquário de água doce do mundo; maior aquário público do Brasil; maior laboratório de pesquisa da ictiofauna neotropical do mundo e o único aquário do Brasil com controle de acessos e gerenciamento de sistemas automatizado.

O complexo tem 19 mil m² de área construída, cinco milhões de litros de água, 42 mil animais, 180 espécies e 239 tanques. As despesas do Bioparque somam R$ 1,2 milhão mensais.

O local começou a ser construído em maior de 2011, na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB) e foi inaugurado em 28 de março de 2022, no mandato do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O complexo de águas completou dois anos de funcionamento nos últimos dias, com visitas dos 79 municípios de MS, 27 estados brasileiros e 129 países. 

Foram 11 anos, 13 licitações e três mandatos de governo até conclusão da obra. O valor total investido foi de R$ 230 milhões, de acordo com Azambuja.

O aquário, além de ser um atrativo turístico, também é um complexo de pesquisa, ciência, conhecimento e estudos.