Logo Correio do Estado

CAMPO GRANDE QUE QUEREMOS Especialistas propõem novos caminhos para avanço da Capital Rodas de debate tiveram a participação de 17 especialistas que abordaram oito temas primordiais para a cidade 8 AGO 2024 • POR Judson Marinho • 09h30
O debate contou com mesas de especialistas e convidados   Foto: Marcelo Victor

Com o objetivo de debater mudanças para a Capital sul-mato-grossense, o evento “Campo Grande que Queremos”, que celebra os 70 anos do Correio do Estado, promoveu  debates com a presença de diversos especialistas que propuseram ideias para a administração o poder público seguir desenvolvendo a cidade.

Diversos assuntos foram tratados pelos especialistas que pontuaram problemas que a Capital ainda enfrenta, propondo as formas de solucionar estas dificuldades do setor público.

Na área de segurança pública, o promotor de justiça Douglas Oldegardo, Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, expôs as suas ideias no evento sobre a importância de se criar uma política pública de segurança.

“O tema de segurança pública é conflitante e pulsante, que através de pesquisas recentes nos trouxe aflição quando revelado que a sociedade brasileira elege este tema como a sua preocupação mais aguda. Agradeço o convite especial, e sobretudo pelo comemorativo dos 70 anos de Correio do Estado, um veículo de comunicação qualificado e honrado”, declarou Oldegardo.

Já na discussão de ideias sobre a Educação, o especialista deste tema no evento foi o mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pela Uniderp em 2006, Fernando Bumlai, que atua hoje no segmento como Diretor Executivo da Faculdade Insted. E na área da Saúde, o gerente administrativo do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Carlos Alberto Coimbra, e a professora mestra em psicologia da Saúde, especialista em odontopediatria e odontologia Gyselle Saddi Tannous.

Entre os principais assuntos abordados sobre a educação e a saúde, os especialistas  enfatizaram a importância de se investir na melhoria da gestão escolar e hospitalar em Campo Grande.

“Estamos aqui para contribuir com propostas para a nova gestão municipal, no qual têm vários desafios pela frente na área de saúde, segurança pública, educação e em inúmeras áreas”, disse Fernando Bumlai.

Os convidados que participaram do evento para falar sobre Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, foram o diretor-presidente da Águas Guariroba em Campo Grande, Sr. Themis Oliveira, e o Elcio Terra, superintendente executivo da Solurb há mais de uma década.

Alerta para os impactos das mudanças climáticas, drenagem das ruas e educação ambiental foram os principais assuntos destacados que necessitam de melhorias na cidade.

“Agradeço o convite e parabenizo o Correio do Estado por sempre estar contribuindo para o debate salutar da cidade de Campo Grande, quero saudar esta iniciativa de reunir as pessoas para conversar sobre o futuro de Campo Grande, e oque a gente pode contribuir para melhorar a cidade. É uma iniciativa diferente do ponto de vista da importância de reunir os setores para falar independente da questão partidária”, salientou Themis Oliveira.

PROPOSTAS

O conteúdo completo com as propostas discutidas no evento “Campo Grande que Queremos” estarão em um caderno especial que será entregue para os candidatos a prefeitura de Campo Grande, que disputarão as eleições municipais neste ano.
A entrega ocorrerá no dia 26 de agosto, data esta que a Capital sul-mato-grossense completa 125 anos.

Além dos especialistas já citados na reportagem, o evento também contou com a presença na roda de debate da Rosângela Maria Rocha Gimenes e Edson Kawamoto, para debaterem o meio ambiente.

Berenice Maria Jacob Domingues, arquiteto Ângelo Arruda e a Andréa Luiza Torres de Figueiredo da Silva, que falaram sobre o Plano Diretor da cidade e as Soluções Sustentáveis no Trânsito.

Michel Constantino, Fernando Madeira e o Eli Rodrigues, contribuirão com propostas na economia. E os especialistas Geraldo Mura, Geraldo Paiva, e o José Abelha dissertaram sobre o tema da construção civil.

Saiba

O evento aconteceu no Espaço D, no centro da cidade, e foi transmitido ao vivo no canal do youtube do jornal Correio do Estado.

Assine o Correio do Estado