A Polícia Militar Ambiental resgatou cinco turistas em situação descrita como de 'alto risco' por conta das queimadas no Pantanal terem chegado às margens do rio Miranda, em Corumbá.
A visibilidade era mínima, os militares conseguiram conduzir a embarcação e emparelhar a embarcação para realizar o salvamento.
O resgate ocorreu na quarta-feira (7) em torno de 17h, durante patrulhamento fluvial feito pela PMA do Buraco das Piranhas.
Conforme registro, a operação teve início no Passo do Lontra, que está com queimadas dos dois lados nas margens do rio.
Vento virou
A mudança de direção do vento alimentou as chamas gerando uma densa fumaça que cercou o rio, prejudicando a respiração e a visibilidade.
Graças à perícia, os militares conseguiram avistar a embarcação com os turistas, que seguiam até a área onde a fumaça estava mais concentrada.
Os agentes imediatamente iniciaram o deslocamento indo até a embarcação dos turistas. A situação extrema fez com que o resgate durasse aproximadamente 40 minutos.
Em meio ao fogo às margens do rio Miranda e fumaça, os agentes da PMA conseguiram levar os turistas juntamente com a embarcação a um local seguro.
Escolta
Assim que concluíram o resgate, a PMA devolveu a embarcação ao povoado para que não terminasse em meio ao fogo novamente.
“O incidente ressalta a importância do trabalho dos Policiais Militares Ambientais, que, mesmo diante de adversidades extremas, colocam suas vidas em risco para proteger a população e o meio ambiente”.