Logo Correio do Estado

ALÍVIO DOS CÉUS

Nem os mais otimistas nem institutos previam tanta chuva no Pantanal

Em Corumbá foram 42,2 milímetros até o começo da manhã desta sexta-feira. Nuvens procedentes da Bolívia não estavam nos radares dos institutos de meteorologia

9 AGO 2024 • POR Neri Kaspary • 08h16
Embora fraca, a chuva persistente que começou durante a madrugada já garantiu mais de 10 milímetros à Capital até o começo da manhã   Marcelo Victor

Nem os institutos de meteorologia e nem os mais otimistas esperavam tanta chuva para a região pantaneira em pleno mês de agosto. Na região urbana de Corumbá, até 06 horas da manhã desta sexta-feira, o acumulado estava em 42,2 milímetros, conforme das disponíveis no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Com as nuvens procedentes da Bolívia e se estendendo para a região leste do Estado, a chuva atingiu boa parte do Pantanal e em Miranda o acumulado até o começo da manhã era de 29 milímetros.

Com isso, os focos de incêndios florestais que ainda persistiam na região central do Pantanal foram extintos por completo durante a última noite.

Leia também: Confira a previsão do tempo para o final de semana em Campo Grande e demais regiões de MS

Um pouco mais ao centro do Estado, na região urbana de Aquidauana, o volume foi ainda mais generoso, com 44 milímetros de quinta-feira até o começo da manhã desta sexta-feira. 

Durante a noite e madrugada, as nuvens de chuva chegaram a Campo Grande e o acumulado até 06 horas na Capital estava em 10,4 milímetros, mas a previsão é de que a garoa continue até o começo da tarde.

Na região sul do Pantanal, em Porto Murtinho, também choveu, mas em volume menor. No acumulado foram 12 milímetros. Mais ao norte de Corumbá, na estação de Nhumirim, eram 20 milímetros até o começo da manhã.

Os volumes na região pantaneira, pelo menos até o começo desta sexta-feria, superavam inclusive a quantidade de chuva no extremo sul do Estado, para onde eram previstos até 50 milímetros, o que não ocorreu. Em Sete Quedas, por exemplo, foram quase 19 milímetros, o que é menos da metade que em Corumbá ou em Aquidauana.

Porém, no que se refere à queda de temperatura, os institutos acertaram nas previsões. Em Sete Quedas, a mínima foi de 7,7 graus nesta sexta-feira. Em Ponta Porã, a mínima registrada pelo Inmet foi de 7,6 graus. Em Campo Grande, a mínima foi  de 9,2 graus.

Mas o frio mais intenso está previsto para a madrugada deste sábado, com mínima de 6 graus na Capital. No extremo sul, a mínima pode se de apenas 3 graus.