Logo Correio do Estado

POLÍCIA Homem reage a abordagem dentro de carro e é morto pelo Choque Marlon Robert Gonzales Sena, apelidado de "Malote", de 22 anos, tinha mandado de prisão em aberto por roubo 9 AGO 2024 • POR Naiara Camargo • 12h30
Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac-Cepol), onde o caso foi registrado   ARQUIVO/CORREIO DO ESTADO

Marlon Robert Gonzales Sena, apelidado de “Malote”, de 22 anos, morreu em confronto com militares do Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPMChoque), na madrugada desta sexta-feira (9), no cruzamento das ruas Gaúna e Jussara, bairro Guanandi, em Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, a equipe policial realizava policiamento preventivo e ostensivo na região, quando avistaram um veículo Volkswagen Voyage, de cor prata, estacionado na via.

Militares abordaram o veículo e ordenaram que os ocupantes saíssem com as mãos para cima. Mas, neste momento, o motorista, ainda dentro do carro, sacou a arma da cintura e apontou em direção aos policiais pela janela.

Os militares revidaram, balearam e acertaram Marlon. Mesmo ferido, ele conseguiu sair do carro junto com o outro indivíduo que ocupava o banco do passageiro.

Marlon foi encaminhado para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), mas não resistiu e faleceu no local.

O segundo elemento foi levado para prestar depoimento na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac-Cepol).

Em interrogatório, ele disse que seu colega havia passado em sua casa com três mulheres desconhecidas, mas, o veículo em que estavam quebrou e moças foram embora.

Relatou que só soube da presença da arma no momento em que o colega a retirou da cintura. O veículo foi guinchado e entregue à Depac-Cepol. Marlon tinha mandado de prisão em aberto por roubo.

O caso foi registrado como Resistência, Desobediência, Porte Ilegal de Arma de Fogo de Uso Permitido e Homicídio Decorrente de Oposição a Intervenção Policial na Depac-Cepol. 

NÚMEROS

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 48 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 9 de agosto de 2024, em Mato Grosso do Sul.

Das 48 mortes,

Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.

O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.