Logo Correio do Estado

Paris 2024 Olimpíadas 2024: Brasil vence a Turquia e conquista o bronze Vitória foi de 3 sets a 1 para as brasileiras 10 AGO 2024 • POR Da redação • 14h10
  Reprodução: Miriam Jesk/COB

Após uma derrota difícil para os Estados Unidos na semifinal, a seleção feminina de vôlei garantiu o bronze neste sábado (10) ao vencer a Turquia por 3 sets a 1 (25/21, 27/25, 22/25 e 25/15). A equipe teve uma campanha quase perfeita, com seis vitórias e apenas um set perdido, exceto no confronto contra as atuais campeãs olímpicas, quando foram derrotadas no tie-break.

Apesar do sabor amargo da eliminação, a campanha em Paris rendeu o sexto pódio do vôlei feminino, que agora acumula dois ouros, uma prata e três bronzes. Esse contraste é evidente em comparação ao time masculino, que teve um desempenho decepcionante ao ser eliminado nas quartas de final, o pior resultado desde Sydney-2000. É também a primeira vez, desde as Olimpíadas australianas, que o vôlei de quadra do Brasil não chega a uma final.

Na Arena Paris Sul, arquibancadas com alguns espaços vazios, algo raro nos jogos do Brasil, refletiam um novo momento para o vôlei nacional. Em quadra, o time de José Roberto Guimarães começou de forma ofensiva, dominando o jogo com ataques potentes. Após abrir 8 a 4, um pedido de tempo da Turquia ajustou o adversário, que virou para 10 a 9 após um emocionante rali finalizado com um forte ataque de Vargas.

O set seguiu equilibrado até o placar de 20 a 20, com Vargas e Rosamaria, as maiores pontuadoras até então, se destacando nos ataques. Dois bloqueios consecutivos de Thaisa e Gabi Guimarães mudaram o ritmo da partida, e o Brasil fechou o primeiro set por 25 a 21.

Impulsionadas pela vitória no primeiro set, as brasileiras começaram o segundo set abrindo uma vantagem de 4 a 0, interrompida apenas por um pedido de tempo da Turquia e, mais uma vez, por Vargas. Em um novo rali emocionante, com 13 toques na bola, a Turquia diminuiu para 6 a 5. A partida se intensificou, com o bloqueio turco se mostrando mais eficaz, e o Brasil só conseguiu empatar o jogo em 20 a 20.

Em uma repetição do primeiro set, dois bloqueios seguidos, desta vez de Thaisa e Ana Cristina, colocaram o Brasil à frente. A Turquia lutou, mas acabou cedendo o segundo set por 27 a 25 após uma intensa troca de pontos.

O terceiro set foi mais equilibrado, com as equipes empatadas até 15 a 15. Dois erros de recepção do Brasil deram a vantagem à Turquia, forçando Zé Roberto a pedir tempo. O técnico brasileiro ainda precisou intervir novamente com o placar em 21 a 17 para a Turquia. Com dificuldades, a Turquia fechou o set em 25 a 22.

No quarto set, o Brasil voltou a ser ofensivo, com Gabi Guimarães brilhando e virando várias bolas. Ela foi o destaque da equipe, com 28 pontos. Sem grandes complicações, a seleção brasileira fechou o set e a partida em 25 a 15, garantindo a medalha de bronze.

Neste domingo (11), as americanas defenderão o título olímpico contra a Itália, a partir das 8h (horário de Brasília).

Com informações de Folha Press