Semana começou gelada de “trincar os dentes” em Mato Grosso do Sul, mas vai terminar com um calorão “de rachar”. Ao longo da semana, o sul-mato-grossense vai ter que trocar o mate pelo tereré e o casaco pela blusa de regata.
Domingo (11) e segunda-feira (12) serão de frio, baixas temperaturas, clima gelado e céu parcialmente nublado. Na terça-feira (13), o clima congelante se despede, o sol reaparece e o tempo começa a esquentar.
Na quarta-feira (14), o calor “volta com tudo” e a quinta-feira (15), sexta-feira (16) e sábado (17) serão dias extremamente quentes e secos em Mato Grosso do Sul.
Isto porque a frente fria, que estava atuando no Estado, perdeu força, irá se afastar nos próximos dias e dar espaço a uma massa de ar quente. A frente fria trouxe chuva e derrubou as temperaturas em Mato Grosso do Sul.
A chuva foi suficiente para aumentar a umidade relativa do ar, melhorar a qualidade de respiração, provocar leve queda nas temperaturas e “reanimar” plantações. O Estado estava há aproximadamente um mês sem chuva.
"Temperaturas entram em elevação partir segunda feir, mas aquele friozinho pela manhã continua. Alerta que a umidade deve cair em níveis críticos abaixo de 12%, além disso a temperatura deve disparar e valores acima de 35 graus deve ocorrer no norte e oeste do estado. Não há previsão de chuvas e nem de nuvens decorrer da semana. Muita poeira, areia e fumaça na semana que vem", detalhou o meteorologista Natálio Abrahão, ao Correio do Estado.
De acordo com o meteorologista, Campo Grande registrou a menor temperatura do ano neste sábado (10), quando os termômetros alcançaram 4,8 , com sensação de -0,5. Conforme noticiado pelo Correio do Estado, um homem em situação de rua faleceu vítima de hipotermia na rua Vaz de Caminha, no Jardim Noroeste, em Campo Grande.
Por mais que frio e chuva trouxeram alívio para o tempo seco, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta amarelo e laranja para baixa umidade relativa do ar. Isto signfica que os índices irão variar entre 12% e 30%, com riscos à saúde e de incêndios florestais.
TEMPERATURAS
Confira temperaturas em municípios da região central, norte, sul, leste e oeste de Mato Grosso do Sul:
*Fonte: Inmet
INVERNO
O inverno começou às 16h51min de 20 de junho e terminará às 8h44min de 22 de setembro de 2024.
É caracterizada por clima gelado, tempo frio/fresco, temperaturas baixas e em queda, tempo seco, baixa umidade relativa do ar, pouca chuva e ocorrência de geadas/nevoeiros.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, apesar de ser caracterizada pelo frio, haverá muito mais dias quentes do que frios, nesta estação de inverno, em Mato Grosso do Sul.
Isto significa que haverá dias seguidos de sol, céu limpo, calor e temperaturas mais altas que o normal no Estado. Portanto, este inverno será mais quente e mais seco em comparação ao dos últimos anos.
Mas, como típico da estação, também haverá alguns dias frios e avanço de frentes frias, com temperaturas próximas aos 5ºC e 10ºC. Mas, de fato, as massas de ar frias serão de baixa intensidade, ou seja, haverá pouco frio.
Haverá pouca chuva neste inverno em Mato Grosso do Sul. Chuvas tendem a ficar abaixo do esperado, principalmente entre julho e agosto, no Estado. O índice pluviométrico será irregular, fraco e mal distribuído em Mato Grosso do Sul.
CUIDADOS
De acordo com o Inmet, o ser humano deve tomar cuidados indispensáveis durante o frio. Confira:
- Se agasalhe
- Beba água
- Evite tomar banhos muito quentes
- Continue usando protetor solar
- Evite ambientes pouco ventilados
- Hidrate a pele
- Cuide da alimentação
- Não se exponha ao tempo
De acordo com o Ministério da Saúde, o tempo seco requer cuidados aos sul mato-grossenses. Confira as recomendações:
- Não praticar exercícios físicos durante as horas mais quentes do dia
- Evitar exposição ao sol das 9h às 17h
- Usar protetor solar
- Beber muita água
- Usar roupas finas e largas, de cores claras e tecidos leves (de algodão)
- Não fazer refeições pesadas
- proteger-se do sol com chapéus e óculos de proteção
- Manter o ambiente arejado, com umidificador de ar, ventilador, toalhas molhadas, baldes cheios d’água e ar condicionado