Logo Correio do Estado

Cinema Quem foi Alfred Hitchcock, o "Mestre do Suspense"? Cineasta nunca ganhou o Oscar, mas tem o melhor filme da história 13 AGO 2024 • POR Mariana Piell • 18h20
Cineasta mestre do suspense, Alfred Hitchcock   Reprodução

Hoje (13) se comemora os 125 anos do nascimento de Alfred Hitchcock, o icônico diretor britânico que redefiniu o gênero do suspense no cinema. Conhecido por sua habilidade em criar tensão e mistério, Hitchcock deixou uma marca permanente na sétima arte, com uma filmografia repleta de clássicos que ainda hoje influencia cineastas ao redor do mundo.

Vida

Nascido em 13 de agosto de 1899, em Leytonstone, Londres, Alfred Joseph Hitchcock iniciou sua carreira no cinema mudo britânico. Filho de um comerciante, Hitchcock foi educado em colégios jesuítas e manifestou desde cedo interesse por artes visuais.

Em 1920, iniciou sua trajetória na indústria cinematográfica como desenhista de títulos. Sua estreia como diretor veio em 1925, com o filme "O Jardim dos Prazeres", mas foi "The Lodger: A Story of the London Fog" (1927) que marcou o início de seu estilo único, combinando elementos de suspense com uma narrativa visual inovador.

Mudando-se para Hollywood em 1939, Hitchcock consolidou sua carreira nos Estados Unidos, onde criou alguns dos maiores clássicos do cinema. Sua abordagem distinta, muitas vezes marcada por cenas de alta tensão, trilhas sonoras impactantes e temas como voyeurismo, culpa e identidade, fez dele um dos diretores mais influentes do século XX.

Obra

Entre os filmes mais emblemáticos de Hitchcock, destacam-se:

Legado

Alfred Hitchcock faleceu em 1980, mas seu legado continua vivo. Com 53 longas-metragens dirigidas ao longo de uma carreira que abrange mais de cinco décadas, ele é realizado não apenas por suas contribuições ao cinema, mas também por seu impacto na cultura popular.

Apesar de ter sido indicado cinco vezes ao Oscar de melhor direção, nunca ganhou o prêmio. Mesmo assim, é consagrado como um dos maiores nomes do cinema. Seu filme "Psicose" chegou a ser considerado o melhor filme da história em 2022, em um lista da revista Vanity Fair que compilou os 100 melhores filmes de todos os tempos.

Assine o Correio do Estado