Logo Correio do Estado

ALERTA

Criminosos usam dados do Corpo de Bombeiros para praticar "golpe do boleto"

Três moradores de Maracaju receberam e-mail com oferta de falsos serviços e vistorias contra incêndios em residência

14 AGO 2024 • POR Thais Cintra • 16h20
  Gerson Oliveira/ Correio do Estado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul divulgou uma nota nesta quarta-feira (14), informando que não envia e-mails com aviso de vistoria em imóveis ou cobrança de taxas para a emissão de certificados.

O alerta foi feito após três moradores do município de Maracaju, na região sul do Estado, acionarem o Centro Integrado de Operações (CIOPS) para denunciar a tentativa de golpes. Segundo o CBMMS, ninguém chegou a efetuar o pagamento do boleto, justamente porque a corporação foi avisada antecipadamente.  

Nas mensagens, criminosos ofereciam serviços de vistoria e seguraça contra incêndios nas residências, o que não era

E-mail enviado continha dados e informações falsas sobre o Corpo de Bombeiros de MS - Divulgação/CBMMS 

Ainda conforme o CBMMS, qualquer contato via e-mail alegando irregularidades pode ser golpe e deve ser informado imediatamente a autoridade policial da sua cidade. 

No Mato Grosso do Sul a emissão de certificado de vistoria relativo ao Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico é regulamentado pela Lei Nº 4.335 de 10/04/2013, além de outras normas técnicas, todas disponíveis em nosso site. 

Orientações: 

1 - Não é uma prática do Corpo de Bombeiros enviar e-mails, mas caso seja necessário ou solicitado, sempre seguirão o padrão oficial da instituição, com o final @cbm.ms.gov.br

2 - Qualquer cidadão que necessite emitir certificado de vistoria para seu imóvel pode acessar o site bombeiros MS e, no rodapé, clicar em SISTEMA PREVENIR, onde poderá consultar informações sobre validade do certificado, certificado on-line, processos de segurança contra incêndio e pânico, suporte técnico, legislação e outras informações. 

3 - Em caso de dúvidas procure o Seção de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do seu município.

A Polícia Cívil de Mato Grosso do Sul (PCMS) informoui que não recebeu nenhuma denúncia ou registro de Boletim de Ocorrência B.O. referenta ao ocorrido. 

Assine o Correio do Estado