Logo Correio do Estado

Operação Gun Sale

Polícia Federal prende suspeitos por posse irregular de bens de terceiros

Segundo informações da polícia, celulares e documentos falsos foram encontrados com os investigados.

15 AGO 2024 • POR João Gabriel Vilalba • 13h00
Operação Gun Sale foi deflarada pela Polícia Federal de hoje.   Divulgação/ Polícia Federal

Agentes da Polícia Federal (PF) cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Dourados, localizada a 221 quilômetros de Campo Grande, contra investigados que mantinham posse de bens pertencentes a terceiros. Com um dos suspeitos, os policiais encontraram uma pistola, aparelhos celulares e documentos falsos.  

De acordo com a Polícia Federal, a operação denominada Gun Sale decorre da deflagração da Operação Arbalete, iniciada em 25 de julho. Na ocasião, os policiais constataram que um dos investigados, que possuía uma arma de fogo de uso restrito registrada, não estava mais com a pistola e teria realizado a alienação para terceiros. Além de armas, foi encontrado com suspeito aparelhos celulares e documentos falsos. 

Com o avanço das investigações, observou-se que outros suspeitos, além de tentar adquirir a referida pistola para alienação a terceiros, também tentaram adquirir mais duas armas de fogo de uso restrito, com o objetivo de obter posse de bens de outras vítimas. Durante a operação, foi apreendido um celular que será periciado para auxiliar nas investigações.

Os nomes dos investigados não foram divulgados pela Polícia Federal. 

Os suspeitos, conforme o grau de sua participação, poderão responder pelos crimes de uso de documento falso, porte ilegal de arma de uso restrito e comércio ilegal de arma de fogo. 

O que é Alienação de bens? 

Alienação de bens, por mais incomum que seja, é a transferência de valor econômico de uma propriedade como um imóvel, moto, veículo ou qualquer outro bem, de um indivíduo para outra pessoa, geralmente convertendo o bem em dinheiro.

Os exemplos mais comuns são contas a receber, estoque, equipamentos de escritório. 

A alienação de bens envolve a circulação de ativos de longo prazo para gerar recursos destinados a gastos futuros e seguros, como aluguéis, juros e ativos intangíveis, como marcas, patentes e direitos autorais.

Existe também a alienação de bens públicos, que ocorre quando o administrador desses bens considera que sua manutenção se tornou inconveniente ao interesse público.

Assine o Correio do Estado.