Logo Correio do Estado

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta sexta-feira, 23 de agosto de 2024 Por Ester Figueiredo (dialogo@correiodoestado.com.br) 23 AGO 2024 • POR Ester Gameiro • 00h01
Diálogo
Diálogo   Foto: Arquivo / Correio do Estado

Rubem Alves escritor brasileiro

"Podemos prometer atos, mas não podemos
prometer sentimentos. Atos são pássaros
engaiolados.Sentimentos são pássaros em voo”.

FELPUDA

Problema na Justiça – e que deverá ser julgado ainda neste ano – teria sido o principal motivo que desfez o sonho de político em ser primeiramente pré-candidato a prefeito e, depois, a vice. O dito-cujo até gastou muita saliva para espalhar por aí que o seu nome estaria “firme e forte” para o embate em uma dessas vagas. Porém, o partido não quis se arriscar e mandou que o serelepe político baixasse a bola. Ele terá que se contentar com a tentativa de reeleição. E olhe lá!

Escolha

A eleição para o novo comando no Tribunal de Contas do Estado de MS poderá ocorrer ainda neste ano, em dezembro. Isso acontecendo, a posse seria em fevereiro de 2025. Resta saber quem seria o escolhido.

Mais

Isso porque, dos sete conselheiros, há apenas quatro em atividade – e somente eles têm direito a voto, uma vez que os demais são conselheiros substitutos. E dois são radicalmente contra um deles. É esperar para ver.

Debora Barbato e Henrique Gaban
 Raissa Tetilla 
Diogo Ramos Coelho

O especialista em Relações Internacionais e diplomata Diogo Ramos Coelho está lançando o livro “Mundo Fraturado”, pela Matrix Editora. A obra destaca como a ascensão de líderes autocratas e populistas, o crescimento de movimentos nacionalistas e o legado do Brexit alteraram a percepção geral de normalidade. Os efeitos colaterais de conflitos armados como o da Rússia versus Ucrânia, as disputas no Oriente Médio e a rivalidade entre os Estados Unidos e a China também são temas aprofundados pelo autor na obra. Com atuação no Ministério das Relações Exteriores, o diplomata já atuou nas embaixadas do Brasil em Washington e na Cidade do México. Foi assessor de Henrique Meirelles, quando ele era ministro da Fazenda, e atualmente é chefe da assessoria de Relações Internacionais do Ministério do Planejamento e Orçamento.

 

Alvo

Como está no cargo de prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes é o alvo preferido dos seus adversários políticos, que apontam mazelas em todos os níveis da administração municipal. E ela tem reagido na medida do possível. O primeiro debate entre os candidatos, promovido pela ACP no dia 20, deixou claro para onde os dardos estão sendo endereçados.

Fisgada

O vereador Arthur Barbosa da Silva Filho, presidente da Câmara Municipal de Cassilândia, é o autêntico caso do feitiço virar contra o feiticeiro. Conforme divulgado pelo Diálogo, ele foi quem mandou, durante embate no plenário, sua oponente e colega no Legislativo Sumara Leal usar o resto do corpo como usava a língua. Como diria vovó: “O peixe morre pela boca”.

Aí...

No caso envolvendo os dois vereadores, o Ministério Público Eleitoral denunciou o vereador, e a juíza condenou o acusado a um ano de restrição de liberdade, pena essa que foi substituída pelo pagamento de três salários mínimos a serem destinados ao centro de penas pecuniárias do Judiciário, além de uma indenização de R$ 10 mil por danos morais. Ele ainda terá que arcar com os custos processuais. Como se vê...
 

Aniversariantes

colaborou tatyane gameiro