O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) divulgou que há um novo golpe chegando nos e-mails de campo-grandenses, trata-se de uma mensagem eletrônica falsa que supostamente “convoca” a pessoa a ser mesário nas eleições municipais deste ano.
Segundo informações do órgão, o farsante utiliza o nome do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para captar dados pessoais da vítima, através de um link fraudulento. Ao acessar o site, os golpistas solicitam o CPF do indivíduo.
De acordo com o TRE-MS, a justiça eleitoral sul-mato-grossense já convocou mais de 27 mil mesários e mesárias. Porém, essa convocação já não acontece desde o dia 7 de agosto, mas caso haja necessidade de substituição, novas chamadas podem ocorrer. Ainda, essas convocações foram feitas por WhatsApp, e-mail, correios ou presencialmente, através de um oficial de justiça.
Para previnir ser vítima deste golpe, o Tribunal de MS recomenda que o convocado confirme sua chamada somente no site oficial do TRE-MS, na área do mesário (a) via link: https://www.tre-ms.jus.br/servicos-eleitorais/mesario-voluntario/mesario-voluntario. Em caso de dúvida, a pessoa pode entrar em contato direto com as zonas eleitorais do Mato Grosso do Sul.
No Canal do Mesário, página disponibilizada pelo TSE, há uma lista de como verificar informações acerca da participação dos mesários:
“CONFIRMAR CONVOCAÇÃO COM CÓDIGO”
- Basta inserir o código recebido para confirmar.
“NÃO SEI MEU CÓDIGO DE CONFIRMAÇÃO”
- Eleitor(a) que sabe que foi convocado(a), mas perdeu seu código;
- Terá que preencher nome, título eleitoral e e-mail;
- Se o e-mail bater com o do cadastro, o código será reenviado ao(à) eleitor(a);
- Se o e-mail não bater, será orientado(a) a contatar o Cartório.
“NÃO SEI SE SOU MESÁRIO OU MESÁRIA E GOSTARIA DE ME INFORMAR”
- Eleitor(a) que não sabe se foi convocado(a);
- Eleitor(a) deverá preencher seu nome e título eleitoral;
- Se estiver convocado(a), será orientado(a) a colocar seu e-mail (para ver se consegue o código de confirmação automaticamente ou se precisará contatar o Cartório);
- Se não estiver convocado(a), terá ofertada a possibilidade de se inscrever como voluntário(a).