Logo Correio do Estado

"O Fazedor de Amanhecer"

Moinho In Concert 2024 irá homenagear poeta Manoel de Barros

Evento celebra os 20 anos da instituição e será baseado na obra "O Fazedor de Amanhecer", do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros

6 SET 2024 • POR Suelen Morales • 15h02
  Foto: Assessoria de imprensa

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano está preparando o Moinho In Concert 2024, um espetáculo em formato de aula pública marcado para 14 de dezembro na Praça Generoso Ponce, em Corumbá (MS). O evento celebra os 20 anos da instituição e será baseado na obra "O Fazedor de Amanhecer", do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros.

Com mais de 500 pessoas envolvidas, incluindo músicos, bailarinos e profissionais da produção, o espetáculo prestará uma nova homenagem ao poeta. A instituição já havia feito homenagens a Manoel em 2007 e 2013, explorando temas das obras “Faz de Conta” e “O Segredo da Brincadeira”.

Divulgação

Os preparativos para o evento estão em ritmo acelerado, conforme explica Arce Correia, multiartista responsável pela formação de expressividade corporal e vocal que fará a interpretação do personagem que narra a história do "O Fazedor de Amanhecer".

“Participar e estar em cena com os integrantes do Moinho Cultural me oferece ferramentas adicionais para criar um texto que esteja alinhado com a proposta do espetáculo e com o objetivo de formação das pessoas”, afirma Correia.

O cantor e compositor sul-mato-grossense Márcio de Camillo fará uma participação especial com duas músicas. Camillo destaca a relevância do projeto social.

“Quando surgiu o Moinho Cultural, percebi a necessidade de uma escola de mágicas e encantamento no Pantanal. O Moinho é viver sonhando e construindo sonhos.”

A fundadora e diretora executiva do Moinho Cultural, Márcia Rolon, vê o evento como um exemplo do impacto positivo de iniciativas que unem aprendizagem e cultura.

“A poesia de Manoel é um constante aprendizado. Revisitar essa narrativa duas décadas após a fundação do Instituto oferece um benefício incomparável e concretiza o propósito do Moinho de transformar a realidade local”, conclui Rolon.

Divulgação

O objetivo do evento é promover o desenvolvimento dos participantes e aprofundar a conexão com a cultura da região pantaneira, reconhecendo o conhecimento multifacetado como um meio de ampliar perspectivas e oportunidades.

Sobre a obra

O livro "O Fazedor de Amanhecer", de Manoel de Barros, é uma coletânea de poemas que explora temas como a imaginação, a infância, o amanhecer e o anoitecer. Nessa obra, o poeta narra suas descobertas sobre o amor e apresenta alguns de seus inventos criativos, como a "manivela para pegar no sono" e o "fazedor de amanhecer".

A obra resulta de uma colaboração entre dois mestres da literatura brasileira: Manoel de Barros e Ziraldo. O convite para ilustrar a coletânea foi feito a Ziraldo em um momento especial, quando ele estava fora do Brasil, 'andava falando muito com o seu próprio silêncio'.

Ziraldo aceitou o convite, e Manoel respondeu com humor: “Se o Ziraldo aceitou fazer a ilustração, eu também ficarei ilustre.”

Assine o Correio do Estado.