Logo Correio do Estado

Susto

Reservatório explode e chamas se alastram para usina de asfalto em Campo Grande

O fogo começou às 14h desta sexta-feira (6), após a caldeira que produzia 14 mil toneladas de massa asfáltica virar. O incêndio consumiu o local e toda a rede elétrica, deixando as empresas sem energia.

6 SET 2024 • POR João Gabriel Vilalba • 18h15
Equipes dos Bombeiros com funcionários da empresa contabilizando os estragos.   Créditos: Gerson Oliveira

A Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região Central de Mato Grosso do Sul (Central/MS), localizada no Núcleo Industrial, pegou fogo na tarde desta sexta-feira (6), após um dos tanques de óleo diesel tombar e explodir durante produção de massa asfáltica, usada no recapeamento das ruas de Campo Grande.

As chamas se alastraram rapidamente para outros equipamentos, assustando os trabalhadores, que precisaram correr para se proteger.

As chamas atingiram uma altura de 10 metros, queimando toda a fiação elétrica e deixando diversas empresas na região do Núcleo Indubrasil sem energia elétrica.

A fumaça chamou a atenção de moradores e pedestres que passavam pela Avenida Duque de Caxias, além de outros bairros da região. Esses relataram ter ouvido barulhos de explosões vindos do local. Não houve feridos.

“Foram 15 minutos de combate intenso às chamas. Além dos 40 mil litros, usamos a espuma para auxiliar para apagar o fogo. O que ouvimos dos funcionários, a caldeira virou e eles levaram um susto. Não sabemos o  qu houve, talvez o vento forte ou alguma fagulha, pode ter contruído com a explosão, relatou”. 

O diretor do Consórcio, Vanderlei Bispo, relatou que, no início deste ano, recebeu investimento para aumentar a produção de massa asfáltica. A ideia era produzir o material para outros municípios do estado e também para Campo Grande.

“Não tenho informações do que aconteceu. Hoje mesmo a usina estava sendo aquecida, porque o nosso plojeto é aumentar a produção no algo de 14 toneladaspara terça-feira para asfaltar ruas de Campo Grande. Estpou ainda analisando os estragos, mas é algo triste porque estavamos aumentando a produção para atender outras regiões, relatou. 

Após o susto, equipes da Energisa estão no local trocando toda a fiação elétrica para restabelecer a energia elétrica ainda hoje para as empresas que foram afetadas pelo incêndio.

A caldeira virou e explodiu durante a produção de massa asfáltica. Créditos: Gerson Oliveira 

Assine o Correio do Estado.