Na tradução, cheesecake é apenas um bolo de queijo. Porém, para o português essa tradução não lhe cabe – a sobremesa na real está mais para uma torta: base de massa e recheio cremoso feito de cream cheese.
Cultuado pelos americanos, desdobrado e reinterpretado em dezenas de receitas, o doce tem origem bem distante no tempo e no espaço. Segundo Alan Davidson, organizador da enciclopédia The Oxford Companion to Food, há uma vaga descrição do que parece ser uma cheesecake romana no livro DeRe Rustica, escrito por Cato no século 2 a.C.
Já a receita mais antiga foi encontrada em Forme of Cury, do século 14. De lá para cá, surgiram muitas versões que casavam queijo em formato de bolo e fruta, entre elas a pastiera di grano, típica do sul da Itália, e a paskha, doce de queijo cremoso, especiarias, nozes e frutas secas, tradição de Páscoa no Leste Europeu.
Nenhuma delas, porém, se parece com a cheesecake que brasileiros tanto amam. Sua forma mais aproximada surgiu na cozinha das delicatessens tocadas por judeus nos EUA, especialmente em Nova York.
Mas, você já pensou em um cheesecake que vai além do tradicional?
É com essa promessa que o Marcondes Cozinha Autoral, renomado por suas criações inovadoras em Curitiba (PR), apresenta o seu Cheesecake de Pistache. Uma receita que une a cremosidade do cheesecake com o toque único e sofisticado do pistache, resultando em uma diversificada experiência gastronômica. A receita, desenvolvida com exclusividade pelo chef Alexandre Schoemberger, é um convite para uma viagem degustativa no B+ desta semana...
Cheesecake de Pistache
Rendimento: 22 porções
Ingredientes
- 6 ovos
- 200g de açúcar refinado
- 1kg de cream cheese
- 6 colheres de suco de limão
- 200g de pasta de pistache (artesanal)
Base
- 120g de farinha de amêndoas
- 120g de farinha de trigo
- 120g de manteiga
- 80g de açúcar refinado
- 80g de açúcar demerara
Modo de preparo:
Recheio
Na batedeira, bata os ovos e o açúcar refinado até obter um creme claro e aerado.
Adicione o cream cheese em temperatura ambiente aos poucos, batendo em velocidade média.
Acrescente o suco de limão (6 colheres) e, em seguida, a pasta de pistache.
Massa
Misture todos os ingredientes da massa com as mãos até obter uma consistência quebradiça.
Unte as formas pequenas e distribua a massa uniformemente no fundo e nas laterais.
Adicione o recheio até a altura da massa.
Leve ao forno pré-aquecido em temperatura baixa (90°-100°) por 1 hora e 20 minutos.