Logo Correio do Estado

Resgate

PRF resgata idoso que sofreu acidente no rio Paraguai, em MS

A embarcação em que o paranaense de 70 anos estava atingiu uma rocha no leito do rio. Com o impacto, os tripulantes foram lançados contra a hélice do motor

10 SET 2024 • POR Laura Brasil • 15h28
  Divulgação PRF

Um idoso de 70 anos foi resgatado após a embarcação colidir com uma formação rochosa na região de Porto Índio, nas proximidades da divisa com a Bolívia, no Pantanal. A ação foi realizada pelo Núcleo de Operações Aéreas, com um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o apoio do Corpo de Bombeiros.

O resgate ocorreu no dia 3 de setembro. Na embarcação que seguia o idoso, natural do Paraná e o amigo dele que não resistiu.

Em decorrência do nível do rio Paraguai, a embarcação acabou atingindo uma formação rochosa. 

O tempo de resposta do resgate foi crucial para salvar a vida do empresário aposentado que sofreu um corte na face e outro na axila ao bater contra a hélice do motor.

Cerca de 1h30 entre ida e volta que pelo rio, caso tivesse sido resgatado de barco, levaria 36h (contando deslocamento e retorno) para chegar até Corumbá.

Aeronave do Paraná

A equipe que resgatou o empresário de 70 anos, está cedida com a aeronave do Paraná para ajudar no combate ao fogo.

Coincidentemente acabaram resgatando um conterrâneo que estava pescando antes do acidente acontecer.

Em entrevista para o telejornal Meio Dia do Paraná, o operador da aeronave Kaio Simões, contou que no momento em que a embarcação atingiu a rocha no leito do rio os tripulantes foram lançados contra a hélice do motor.

"Chegamos no local, é uma base do exército. Naquele local do Porto Índio. Chegando lá a vítima já se encontrava previamente atendida pelo pessoal dos bombeiros com um corte muito profundo na região de face. Um corte profundo na região da axila e a outra vítima tinha falecido", comentou o operador da PRF do Paraná.

Confira o vídeo do resgate
Combatendo queimadas

A aeronave da PRF-PR está auxiliando no combate às queimadas no Pantanal está na região desde o início do mês para ajudar os brigadistas.

Ao saber do acidente, a equipe realizou o resgate aeromédico, prestando os primeiros socorros ainda no local e, posteriormente, encaminhou o paciente ao hospital.

Em uma semana atuando no Mato Grosso do Sul o helicóptero da PRF do Paraná já resgatou quatro pessoas no Pantanal.

Outro resgate

Cerca de 5 dias atrás, a equipe da PRF, com a aeronave Patrulha 17, resgatou uma idosa de 83 anos cuja residência foi destruída pelo fogo na região de Porto Rolon. A mulher sofreu queimaduras nos braços e, conforme noticiado pelo Correio do Estado, a aeronave auxiliou no resgate e encaminhou a vítima para o hospital de Corumbá.

Assine o Correio do Estado