Logo Correio do Estado

LITERATURA Dois anos e meio após atuar apenas de modo virtual ou itinerante, livraria ganha espaço físico Dois anos e meio após atuar apenas de modo virtual ou itinerante, Hámor Livraria ganha espaço físico na Rua 13 de Junho; inauguração, neste sábado, terá a presença da escritora gaúcha Mar Becker 11 SET 2024 • POR Da Redação • 10h00
Quase pronto: reta final dos preparativos para a inauguração da mais nova livraria de Campo Grande, que já nasce com dois anos de trajetória em feiras e em outros eventos da cultura literária, além do atendimento virtual   Fotos: REPRODUÇÃO INSTAGRAM

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria”. A frase do argentino Jorge Luis Borges (1899-1986) ganha um sabor especial em Campo Grande a partir deste sábado (14), com a inauguração da Hámor Livraria. 

Desde a sua criação, em 2022, o funcionamento era apenas de modo virtual, pela internet, ou marcando presença em feiras e em eventos literários. Com a estreia do endereço físico, na Rua de 13 de Junho, nº 1.592, na esquina com a Rua das Garças, a Hámor ganha “um cantinho para chamar de seu”.

Maciel, Daniel, Hamurabi. Conta-se nos dedos as poucas livrarias que resistem na Capital, mantendo seus espaços físicos para que o leitor possa desfrutar do hábito de apreciar, à moda antiga, obras literárias. 

Ou seja, tendo a oportunidade de percorrer estantes e prateleiras, passar os olhos em dorsos e capas, manusear exemplares, dar uma folheada e eventualmente ler um trecho, seja do livro procurado ou de algum título que fez o coração bater mais forte durante o rolê por corredores e seções temáticas.

O quadro de escassez, concomitante à generalizada virtualização do consumo, é uma realidade que se verifica em todas as regiões do País. Por isso, o novo ponto da Hámor merece ser saudado, mais que como um negócio, na dimensão maior de uma iniciativa cultural. 

Seguindo a tradição de nomes próprios, e quase sempre bíblicos, que batizam as livrarias da região central de Campo Grande, a Hámor instala-se em um ponto bem charmoso, onde por 11 anos, até o fim de 2023, funcionou o restaurante Recanto das Ervas.

O local passa a abrigar também o Café do Recanto das Ervas e marca ainda a retomada das atividades da Hámor Editora. Durante os dois anos e meio em que a livraria vem atuando, a equipe liderada por Bianca Resende e Felipe Mafra participou de festivais e eventos, organizando lançamentos e rodas de conversa. 

Apesar do desejo constante de abrir um espaço físico, a complexidade burocrática e os desafios econômicos tornaram o processo mais complicado do que o esperado.

No entanto, a perseverança e o apoio de um público fiel, como destaca a dupla, permitiram a concretização desse “sonho”.

O espaço físico, que será inaugurado no sábado, às 16h, promete ser um ponto de encontro para amantes dos livros e das boas conversas, a exemplo do que vem sendo a trajetória virtual e itinerante da casa literária.

“Além de uma livraria onde os visitantes poderão encontrar livros e lançamentos de editoras inovadoras, queremos que nosso espaço seja acolhedor para clubes de leitura, lançamentos e outras atividades literárias. É essencial estreitar a relação com os leitores e construir um ambiente que sustente a continuidade do trabalho das editoras e livrarias”, afirma Bianca.

A novidade vem sendo recebida com muita alegria pelos clientes da Hámor e também pelo cenário cultural sul-mato-grossense. “Após dois anos formando um público fiel em feiras e eventos, vemos a felicidade deles com a inauguração como um reflexo do nosso próprio entusiasmo. Isso significa muito para nós”, pontua Felipe.

MAR BECKER

A inauguração da Hámor Livraria contará com a presença da escritora gaúcha Mar Becker, que lançará dois de seus livros, “Cova Profunda É a Boca das Mulheres Estranhas” (2024) e “Canção Derruída” (2023), e ministrará um workshop no dia seguinte, domingo (15), intitulado “Poesia e Rastro – Um Caminho pela Escrita”. 

O workshop será realizado a partir das 10h, e as inscrições podem ser feitas pelo site da Hámor Edições (hamoredicoes.com.br). Mais informações no box.

Mar Becker nasceu em Passo Fundo (RS), tem 38 anos e é autora de “A Mulher Submersa” (2020) e “Sal” (2022), que foram reunidos em Portugal no volume “Canção Derruída”. Ela foi finalista do Prêmio Jabuti 2021, na categoria Poesia, com “A Mulher Submersa”, livro pelo qual foi agraciada com os prêmios Minuano e da Associação Gaúcha de Escritores.

RETOMADA

A nova fase da Hámor inclui também a retomada da Hámor Edições. O escritor Febraro de Oliveira, um dos editores, destaca o objetivo de criar uma curadoria que valorize a diversidade literária.

“A Hámor Edições surgiu com a missão de publicar boas histórias que desafiem o real e deem voz a narrativas plurais. Estamos iniciando com cinco publicações previstas para os próximos meses, focadas em autores e autoras inéditos de Mato Grosso do Sul. Estamos animados para contribuir com uma cena literária rica e diversificada”, afirma o autor, que por coincidência faz aniversário no sábado.

A Hámor Livraria funcionará de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h. O endereço é Rua de 13 de Junho, nº 1.592.