Logo Correio do Estado

Chamas atingem entorno da Lagoa Itatiaia pelo 2º dia na Capital

Desta vez, cerca de 9 hectares foram consumidos pelo fogo. Incêndio é considerado criminoso e deverá ser investigado

11 SET 2024 • POR Alicia Miyashiro e João Gabriel Vilalba • 17h30
Chamas atingem Lagoa Itatiaia pelo segundo dia na Capital   Betinho Escalante/ Divulgação

O incêndio na Lagoa Itatiaia  - localizada no bairro Tiradentes, em Campo Grande, ganhou mais um capítulo, no início da tarde desta quarta-feira (11), aproximadamente 9 hectares de vegetação foram consumidos pelo fogo. Outras chamas também foram vistas na tarde de ontem (10), quando cerca de 100m foram tomados pelo fogo. 

Conforme relatos de moradores, o fogo poderia ter reacendido devido a permanência de algumas chamas isoladas deixadas pelos Bombeiros na terça-feira, mas, segundo informações do Sargento Antônio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), o novo incêndio foi criminoso e deverá ser investigado. 

“A gente deixa algumas chamas nesses toquinhos isolados, mas não tem como reacender ou ir para outro lugar. A madeira vai ficar saindo fumaça, saindo essa brasa, mas ela tá lá sozinha, em volta tá tudo molhado, a fumaça só fica no ar”, informou.

Entre as possíveis justificativas para o incêndio, o sargento explica que em muitos casos, as pessoas têm costume de colocar fogo para queimar lixo, mas que fazendo isso na Lagoa, não medem o tamanho do prejuízo. Vale lembrar que, ainda que seja feito em casa, devido a baixa umidade, qualquer faísca, ou pequeno foco, pode se alastrar rapidamente. 

Chamas alcançaram quase 5 metros de altura - João Gabriel Villalba

Ainda de acordo com as informações, o fogo atingiu aproximadamente 5 metros de altura, e para apagar todos os focos, foi preciso cerca de 2 mil litros de água. 

Moradores citaram que por volta de 11h30 perceberam uma fumaça, mas que apenas depois do almoço observaram uma ignição nas chamas. 

“Tá muito difícil respirar, não dá para abrir nada em casa, precisa deixar tudo fechado, porta, janela, a gente não tem tranquilidade porque sempre fazem isso, ontem, anteontem, é complicado”, declarou a professora, Luciana Valente.

Outras duas moradoras, Paola Gabrielle (20) e Andreia Cristina (39) relataram que apesar do incêndio, ninguém limpa a região há um tempo.

“Querendo ou não esse mato só serve para os usuários se esconderem e utilizarem droga ali no meio, de vez em quando você passa e sai um monte de gente de lá”, concluíram.

Lagoa secando

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, em dados registrados, a Lagoa Itatiaia evaporou 71ml/m², em apenas 10h da última segunda-feira (09). A lagoa possui 1,4 hectares ou 14.000m², portanto, foram 9.940 litros de água perdidos.

Tempo na Capital

Nesta quarta-feira (11), a situação climática atípica, em decorrência das mudanças climáticas, levou a Capital a registrar sensação térmica de 41,6ºC e umidade relativa do ar de 12%, em pleno inverno, que termina no dia 23 de setembro. 

Como consequência das queimadas, o combo de fumaça e tempo seco se tornam 'coquetel' para doenças respiratórias. Por isso, é importante tomar alguns cuidados, como: 

Evitar exposição ao sol entre 9h e 16h:

O sol é muito quente nesse período. Se precisar sair, use boné, chapéu ou sombrinha. Evite fazer exercícios físicos ao sol nesses horários. Opte por sair de manhã cedo ou no final da tarde. Prefira locais com vegetação, como parques, que oferecem sombra e um ambiente mais fresco.

Usar roupas leves:

Vista roupas leves para crianças e idosos.

Manter-se bem hidratado:

Beba bastante água para se manter hidratado. Recomenda-se consumir 40 ml de água por quilo de peso corporal por dia. Exemplo: uma pessoa de 60 quilos deve beber pelo menos 2 litros e 400 ml de água diariamente.

Irrigar as narinas:

Lave as narinas várias vezes ao dia com soro fisiológico. Isso ajuda a evitar o ressecamento das vias aéreas e previne fissuras que facilitam a penetração de vírus e bactérias. Dicas para evitar incêndios e cuidar do meio ambiente

Evite Fogueiras em Áreas Abertas

Evite fazer fogueiras ou usar qualquer tipo de chama aberta em áreas de vegetação seca. Ventos fortes podem espalhar faíscas e causar grandes incêndios.

Cuidado ao Usar Equipamentos Elétricos ao Ar Livre

Equipamentos que geram calor, como máquinas de corte, podem causar faíscas. Utilize-os com cautela, principalmente em áreas com muita vegetação seca.

Deixe Recipientes de Água para Animais

Em períodos de seca, deixe recipientes com água em áreas externas para ajudar a fauna local a se hidratar.

Evite Atividades com Risco de Fogo em Dias Ventosos

Se o dia estiver muito seco e ventoso, evite atividades que possam gerar fogo ou faíscas.

Denuncie Focos de Incêndio

Se avistar um foco de incêndio, entre em contato imediatamente com os bombeiros ou com a defesa civil da sua cidade.

Evite o Uso de Solventes Inflamáveis

Não use gasolina ou outros solventes inflamáveis ao ar livre em dias de calor intenso, pois o calor pode aumentar a evaporação e o risco de combustão.

*Colaborou Laura Brasil

Assine o Correio do Estado