Logo Correio do Estado

AGENDA CULTURAL Fim de semana tem festivais que vão da gastronomia ao indie Fim de semana tem festivais que vão da gastronomia ao indie rock, feira com música jamaicana na Praça do Preto Velho e oficina de pintura grátis no Centro Cultural José Octávio Guizzo; nos cinemas, um dos destaques é Rodrigo Faro no papel do apresentador 13 SET 2024 • POR Da Redação • 10h00
A cantora é uma das atrações da 1ª Afro Reggae Feira, na Praça do Preto Velho, neste sábado; Sandim e Rockers Sound System completam o line-up   foto: Divulgação

Neste sábado, a Associação Reggae de Mato Grosso do Sul faz um chamado para que as famílias da Capital ocupem a Praça do Preto Velho, no Jardim Paulista, para a celebração da primeira Afro Reggae Feira, das 15h às 22h, com muita música maneira, comidinhas, arte, artesanato, slackline e outras curtições para a garotada, além de um bom chope. 

A música será com Rockers Sound System, Marta Cel e a rasta music de Sandim e banda, tendo Rasdair da Mata como apresentador. A organização do evento sugere que se leve cooler de bebidas, cadeira de praia ou canga e “bom humor”. 

Além do astral “pra cima” desde a divulgação, o melhor é que a feira já nasce também movimentando aquele profundo sentido de comunidade. Pois, além de proporcionar uma programação de nível – e gratuita –, traz para a agenda duas ações de impacto humanista e cidadão: o mutirão de voluntários para a limpeza da praça e a campanha de doação de alimentos não perecíveis e agasalhos.

MIAU

No Boteco do Miau (Avenida José Nogueira Vieira, nº 1.303, Tiradentes), hoje, a partir das 21h, a 3ª edição do Festival Cerrado Alternativo embala a sexta-feira, com entrada a R$ 15 e muito rock alternativo, do noise ao pop. 

O projeto é coordenado pelo cantor e compositor Sem Fabios e pela produtora cultural Karla Velasco, e dessa vez reúne as bandas campo-grandenses de música autoral Ovelhas Elétricas, Os Alquimistas, Peixes Entrópicos e Barata Branca.

CARNE

De hoje até domingo, o 2º Festival Internacional da Carne leva mais de 30 estações de carne com diferentes tipos de cortes para o Parque de Exposições Laucídio Coelho. A entrada é franca, e as porções saem a partir de R$ 25. Entre as estações confirmadas na programação estão nomes como Friboi, Old Sheep Steak Bar, Stanley, MS Carnes, Don Guará, Carreta Churrascada, Morena Bier, Delatto Sorvete, Carniceria Bastião e Búfalo Bife.

Entre os assadores estão Alê Ciasca, Leoni Bresolin, João Japonês, Bruno Xavier, Chama o Le, Thiago Ursão, Alonso Moreno, Zezão e Diego BBQ. O festival realiza a 2ª edição do Meat Master – Copa Internacional de Assadores e o Concurso Abrachefs. A copa será no melhor estilo fogo de chão, e os vencedores recebem prêmios em dinheiro.

Na disputa, os churrasqueiros inscritos servem suas proteínas para juízes e para o público. Os escolhidos são premiados e recebem premiação em dinheiro. 

Já o Concurso Gastronômico de Chefs Abrachef é uma novidade na programação do evento e vai selecionar o chef ou o bartender de Mato Grosso do Sul que vai representar o Estado em 2025 no concurso nacional em Fortaleza (CE).

O festival começa às 18h nesta sexta-feira e se encerra às 23h, com shows da banda Naip e da dupla João Haroldo & Betinho. Amanhã, os portões abrem mais cedo, às 16h, e a programação musical fica por conta das bandas Alzira’s e Os Filhos de Campo Grande e de Vitor Gregório & Marco Aurélio.

No domingo, o almoço da família está garantido no festival a partir das 11h, seguindo até as 18h. Sobem no palco o músico Chicão Castro e a dupla João Bosco & Vinícius, responsável por sucessos como “Chora, Me Liga” e “Deixaria Tudo”. 
O evento é produzido por Márcia Marinho, em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e com o governo do Estado.

SOFRÊNCIA

A exposição “Sofrência”, no Centro Cultural José Octávio Guizzo (Rua 26 de Agosto, nº 453, Centro), com 72 obras que têm como matriz a figura feminina, aberta à visitação hoje e amanhã, das 9h às 18h, realiza oficina de pintura livre, amanhã, das 10h às 11h, convidando as famílias para “produzir pinturas e desenhos inspirados nas obras em exposição”. 

Às 15h, na visita guiada “Conheça Sofrência”, educadores percorrem a exposição com o público a partir da musicalidade do feminejo, que fundamenta o projeto curatorial de Ulisses Carrilho.