Logo Correio do Estado

Construção em APP PMA paralisa obra em área de preservação em Piraputanga A obra e as atividades da propriedade foram suspensas até a conclusão do processo pela Polícia Militar Ambiental 23 SET 2024 • POR Laura Brasil • 16h44
  Divulgação PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) verificou a construção de uma obra em área de preservação permanente (APP) às margens do rio Aquidauana, em Piraputanga.

Os policiais militares ambientais foram acionados para atender a um chamado de degradação ambiental em área de preservação e se depararam com uma construção em andamento.

No local, havia obras de uma área de lazer, com cobertura, fogão a lenha e banheiro. Além disso, havia um tanque irregular de piscicultura, um limpador de peixe, um muro de arrimo e um chalé que fica a cerca de 40 metros do rio Aquidauana.

Segundo a legislação ambiental, edificações construídas em área de preservação ambiental devem respeitar a distância mínima obrigatória de 100 metros da calha do rio.

Ainda segundo a PMA, o responsável pela obra não possui autorização ambiental para realizar a construção e infringiu normas de proteção à vegetação da APP.

Com isso, o proprietário foi multado no valor de R$ 5 mil e, até que o órgão conclua o processo, as atividades da propriedade estão paralisadas.

“A PMA ressalta a importância da preservação das áreas de proteção ambiental e reforça que qualquer intervenção sem a devida autorização está sujeita a penalidades rigorosas, conforme a legislação.”

Assine o Correio do Estado