Logo Correio do Estado

CALDEIRÃO

Dez municípios de MS registraram temperaturas acima de 40ºC

Bloqueio atmosférico e massa de ar quente/seca causam calorão, sol "de rachar", vento quente, altas temperaturas e tempo seco

25 SET 2024 • POR Naiara Camargo • 09h15
Sol "de rachar" em meio a estação de primavera em CG   GERSON OLIVEIRA

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 10 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul registraram temperaturas igual ou acima de 40ºC nesta segunda-feira (24).

Aquidauana (42,2ºC), Nhumirim (42,1ºC), Água Clara (42,1ºC), Três Lagoas (42ºC), Coxim (41,3ºC), Paranaíba (41,2ºC), Cassilândia (41ºC), Corumbá (40ºC), Miranda (40ºC) e Sidrolândia (40ºC) foram as cidades que bateram recorde de calor na data de ontem.

Das 10 cidades mais quentes do País, 5 foram de Mato Grosso do Sul: Aquidauana ficou em 3º lugar, Nhumirim em 5º, Água Clara em 6º, Três Lagoas em 7º e Coxim em 10º.

Campo Grande (39,8ºC) registrou a maior temperatura do ano nesta terça-feira (24). Já Aquidauana (42,8ºC) registrou a maior temperatura do País nesta segunda-feira (23). 

Veja os rankings nacional e estadual de recorde de calor:

RANKING ESTADUAL

Divulgação: Inmet

RANKING NACIONAL

Divulgação: Inmet

Recorde das maiores temperaturas de 2024 em MS:

ONDA DE CALOR

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmnet) divulgou alerta laranja de onda de calor para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Alerta laranja de Onda de Calor. Divulgação: Inmet

Isto significa que as temperaturas estarão 5ºC acima da média de segunda-feira (23) quinta-feira (26).

Onda de Calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma área, por vários dias consecutivos.

Bloqueio atmosférico e massa de ar quente/seca, que atuam no Estado, causam calorão, sol “de rachar”, vento quente, altas temperaturas, tempo seco, céu sem nuvens (mas, encoberto por fumaça), baixa umidade relativa do ar e ausência de chuvas.

O calor extremo pode causar malefícios ao

Ser humano: desidratação, insolação, danos na pele, pressão baixa, falta de ar, rinite, sinusite, asma e bronquite Meio ambiente: queimadas e incêndios florestais Bolso do sul-mato-grossense: conta de energia mais cara no fim do mês RECOMENDAÇÃO

De acordo com o Ministério da Saúde, o tempo seco requer cuidados aos sul mato-grossenses. Confira as recomendações:

Não praticar exercícios físicos durante as horas mais quentes do dia Evitar exposição ao sol das 9h às 17h Usar protetor solar Beber muita água Usar roupas finas e largas, de cores claras e tecidos leves (de algodão) Não fazer refeições pesadas proteger-se do sol com chapéus e óculos de proteção Manter o ambiente arejado, com umidificador de ar, ventilador, toalhas molhadas, baldes cheios d’água e ar condicionado

Para reduzir os impactos da baixa umidade do ar na saúde, a biomédica Patrícia Pacheco afirma que se manter bem hidratado é fundamental. “Beber bastante água é essencial para manter o corpo e as membranas mucosas hidratados. Isso pode ajudar a evitar o ressecamento da pele, dos lábios e das vias respiratórias”, explica Patrícia, que também é coordenadora do curso de Biomedicina da Estácio Campo Grande.

Por último, a professora da Estácio destaca que consumir uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e alimentos nutritivos, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. “Além disso, a alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para manter uma pele saudável e vias respiratórias em boas condições”, finaliza.