Logo Correio do Estado

Varinhas para cima

Morte de Maggie Smith, da saga Harry Potter, emociona professora da Capital

A educadora, assim como a personagem do filme, contou como o universo literário criado por J. K. Rowling continua encantando e influenciando seu trabalho

27 SET 2024 • POR Laura Brasil • 19h50
  Imagem Divulgação

A atriz Maggie Smith, conhecida por ter interpretado a professora Minerva McGonagall na saga Harry Potter, morreu aos 89 anos, nesta sexta-feira (27), em Londres. Em Campo Grande, a professora e também Potterhead, Patrícia Pirota, soube da notícia por um aluno.

Segundo a divulgação feita por meio das redes sociais, a atriz britânica, conhecida por dar vida à professora Minerva, assim como pela série Downton Abbey, faleceu no Westminster Hospital, em Chelsea, na presença de amigos e familiares.

"É com muita tristeza que anunciamos a morte de Maggie Smith. Ela morreu em paz no hospital na manhã desta sexta-feira, 27 de setembro", diz o comunicado da família.

A atriz deixa os filhos Toby Stephens e Chris Larkin, além de cinco netos.

Professora Patrícia e sua coleção de Harry Potter / Arquivo Correio do Estado
Potterhead

A professora Patrícia Pirota, de 41 anos, fã dos livros e dos filmes, contou à reportagem do Correio do Estado que soube da notícia da morte da atriz britânica por meio de um aluno.

A educadora comentou que Maggie Smith conseguiu colocar a intensidade na interpretação necessária para “dar vida” à personagem Minerva McGonagall.

“Ela é a grande personagem mulher do filme todo e, pensando na minha vertente filosófica que trabalha com as questões do feminino, ela é o grande pilar feminino de Hogwarts. Além disso, ela carrega consigo as qualidades de força e de afeto ao mesmo tempo em que é dura; ela é afetuosa com as crianças.”

Outras despedidas

A professora Patrícia não deixou de lamentar a perda de outras figuras importantes, como:

Alan Rickman - Severo Snape (21/02/1946 a 14/01/2016) Richard Harris - Dumbledore  (01/10/1930 a 25/10/2002) Michael Gambon - Alvo Dumbledore (19/10/1940 a 28/09/2023) Robbie Coltrane - Rúbeo Hagrid (30/03/1950 a 14/10/2022)


“É muito louco assim, quando o Dumbledore e o Snape, os atores, morreram; e o Hagrid também. É esse sentimento. É doido porque parece que é alguém que você conhece que morreu, porque eles incorporaram essas personagens de tal forma. A Maggie Smith, principalmente, é muito difícil pensar em Harry Potter e não pensar nela.”

Universo lúdico
Imagem Divulgação

Para se ter ideia, o lançamento do último livro da saga no Brasil, Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo e último volume, foi no dia 8 de novembro de 2007.

Muito embora exista o questionamento e até uma “rusga”, como define a professora, acerca do universo mágico seguir com vida anos após o lançamento do livro, a educadora consegue aliar a paixão ao trabalho.

Patrícia, que é Corvinal de coração, destacou a possibilidade, a partir da literatura, de atravessar gerações. Além disso, houve identificação com a personagem.

“Principalmente eu, que sou professora e trabalho com literatura, sou professora de Letras. Eu percebo que foi a partir dali que tivemos um crescimento muito absurdo no número de leitores e de pessoas que passaram a produzir, inclusive, literatura”, disse Patrícia e completou:

“Hoje nós erguemos nossas varinhas em homenagem a ela. Deu vida a essa professora. E eu, como professora, tenho um carinho especial, porque sou uma professora muito parecida com ela. É um dia triste, mas é um mundo feliz em que a gente pode carregar para sempre, enquanto vivermos, essa imagem.”

Dumbledore para  Harry Potter
“As pessoas que amamos nunca nos deixam de verdade.”

Assine o Correio do Estado