Logo Correio do Estado

Operação Fake Fire "Pagodinho" sofre batida da Gaeco por disseminar fake news em MS Apontado como responsável por uma página no Instagram que publicou notícias falsas, o influencer teve aparelhos apreendidos e terminou usando tornozeleira eletrônica 2 OUT 2024 • POR Laura Brasil • 16h00
  Divulgação Gaeco

O dono de um perfil no Instagram conhecido como "Pagodinho" foi alvo de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (2), por veiculação de fake news em Nova Andradina.

A ação, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), recebeu o nome de "Operação Fake Fire", com o objetivo de investigar a disseminação de notícias falsas durante o período das eleições municipais e outros crimes.

A equipe cumpriu mandados de busca e apreensão em residências vinculadas ao munícipe conhecido como "Pagodinho", apontado pela GAECO como responsável pela página no Instagram "Nova Fogo", que possui aproximadamente 107 mil seguidores.

Segundo a investigação, a página de Pagodinho publicou conteúdo de desinformação (fake news) em período eleitoral, assim como conteúdo que coloca em xeque a lisura do pleito eleitoral de 2024.

Divulgação GAECO

Apreensão

Durante as buscas em dois endereços, a equipe apreendeu cerca de R$ 5.409,00 em espécie, um aparelho celular e um dispositivo de armazenamento.

Pagodinho saiu usando tornozeleira eletrônica em decorrência do cumprimento de monitoramento expedido pela Justiça Eleitoral.

Além disso, foram aplicadas medidas cautelares que proíbem que ele deixe o município sem autorização judicial e que esteja em casa durante o período das 19h às 7h.

Adicionalmente, Pagodinho está proibido de publicar ou utilizar meios para divulgação de informações de cunho eleitoral, seja de maneira direta ou com auxílio de terceiros.

Restrições

O investigado foi advertido pela Justiça de que o descumprimento de qualquer medida cautelar pode culminar na decretação de prisão preventiva e outras medidas.

Assine o Correio do Estado