Logo Correio do Estado

UFMS aprova cinco novos cursos de pós-graduação em Campo Grande No mesmo evento, foram aprovados também o Mestrado Profissional em Educação, no Câmpus de Naviraí (CPNV) e o Mestrado Profissional em Ensino de Computação 2 OUT 2024 • POR Alicia Miyashiro • 17h30
UFMS aprova cinco novos cursos de pós-graduação em Campo Grande   Gerson Oliveira

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) terá cinco novos cursos de pós-graduação, entre mestrados e doutorados. A aprovação ocorreu na 231ª e 232ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Serão eles: o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, que será ofertado na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng); o Mestrado Acadêmico em Filosofia, na Faculdade de Ciências Humanas (Fach); e o Doutorado Profissional em Estudos Fronteiriços, no Câmpus do Pantanal (CPan). 

No mesmo evento, foram aprovados também o Mestrado Profissional em Educação, no Câmpus de Naviraí (CPNV) e o Mestrado Profissional em Ensino de Computação, desenvolvido pela Faculdade de Computação (Facom) em Rede com outras 16 instituições de todo o país.

“É uma grande conquista para a nossa Universidade, Estado e toda a região. E esse resultado demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido por todos os profissionais envolvidos nessas propostas. São cinco cursos muito esperados pela comunidade universitária e pela sociedade em geral, que irão realizar os sonhos de docentes, técnicos-administrativos e estudantes dessas áreas”, comemorou o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Daniel Henrique Lopes.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo 

Para os estudantes do Programa, será ofertada formação e qualificação para os setores público e privado, permitindo atuar no ensino, pesquisa, gestão, entre outras atividades, nos mais diversos segmentos. 

A principal área de concentração será Processos e Produção do espaço construído e habitado com duas linhas de pesquisa: Conforto e tecnologia construtiva do ambiente e Fundamentos e práticas da Arquitetura, Urbanismo e Design. 

Já o público-alvo serão todos os profissionais da área com interesse em ampliar sua qualificação. Segundo o coordenador, dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo mostram que existem atualmente 3,8 mil arquitetos e urbanistas no Estado, com aumento considerável esperado para os próximos anos. 

Mestrado Acadêmico em Filosofia

Segundo o docente, devido à transdisciplinaridade da Filosofia, o mestrado poderá receber profissionais de diversas formações. A formação será ampla, aberta e voltada para os desafios e potencialidades regionais.

A área de concentração será em História da Filosofia, com duas linhas de pesquisa: Epistemologia e filosofia da ciência e Ética e filosofia política. 

Doutorado Profissional em Estudos Fronteiriços

A área de concentração será Estudos fronteiriços com linhas de pesquisa em: Estratégias políticas, mobilidade humana e desenvolvimento territorial em áreas de fronteira e Saúde, educação e trabalho em áreas de fronteira. Profissionais de diversas áreas poderão se inscrever.

Mestrado Profissional em Educação

A área de concentração será Docência na Educação Básica com duas linhas de pesquisa: Formação docente, fundamentos e práticas pedagógicas e Diversidade e inclusão escolar e social.

Na primeira linha, os estudos abordarão temas como identidade e trabalho docente; memórias e trajetórias de profissionais da educação; tecnologias digitais na educação; arte, corpo e música na educação; políticas, gestão e avaliação educacional e escolar; processos de aprendizagem; métodos e metodologias de ensino; práticas pedagógicas na educação básica.

Já na segunda, serão estudados os eixos: educação básica em interface com as questões de gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, vulnerabilidade social, educação especial e inclusão na escola e na sociedade.

Mestrado Profissional em Ensino de Computação

Por fim, o Programa de Mestrado Profissional em Educação de Computação em Rede Nacional (Profcomp), terá como área de concentração do Programa será Computação e as linhas de pesquisa: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. 

Assine o Correio do Estado