Logo Correio do Estado

ALIMENTAÇÃO & COMPORTAMENTO Sabores da consciência Na semana em que se comemora o Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, aprenda três receitas que levam banana, uma das frutas que mais facilmente se estragam na rotina doméstica 5 OUT 2024 • POR Da Redação • 09h30
Farofa de banana   Reprodução

Na semana em que se comemora o Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, vale a pena fazer uma revisão em seus hábitos domésticos para, quem sabe, economizar um pouco e até comer melhor. Se dá para melhorar em família, algumas corporações também não deixaram passar a data sem uma ação em grande escala, integrando seu corpo funcional em palestras, campanhas e outras atividades.

Na segunda-feira, o Grupo Pereira, que já doou mais de mil toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil, mobilizou mais de 19 mil colaboradores em todo o País com essa finalidade. O Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, criado em 2019, pela Organização das Nações Unidas, é celebrado no dia 29 de setembro. E para marcar a data, o Grupo Pereira serviu um cardápio especial na refeição dos funcionários de suas 120 unidades.

“Desde o ano passado, o Grupo Pereira faz doações de produtos impróprios para venda, mas próprios para consumo. Nosso principal objetivo é contribuir com instituições sociais, vinculadas ao Mesa [Brasil], que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais de mil toneladas de alimentos foram destinadas a instituições sociais de várias partes do País”, conta Adrileny Bogado Constantino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira.

Em Mato Grosso do Sul, onde a parceria com o Mesa Brasil começou em 2019, já foram doadas mais de 562 toneladas de alimentos. Todos os refeitórios do Grupo Pereira serviram pratos com um ingrediente versátil e que está presente em doces e salgados na alimentação dos brasileiros: a banana.

No cardápio, farofa com banana, arroz com banana e, de sobremesa, chico balanceado, um prato típico gaúcho, e também, banoffee, sugerida pela nutricionista Sabrina da Silva Costa.

“A banana é rica em vitaminas e minerais, regula o sistema nervoso, evita câimbras, regula o intestino e é fonte de energia, indicada para o pré-treino”, detalha a nutricionista Luciana Costa Silva, do Fort Atacadista. “Com a redução do lixo, o impacto ambiental diminui. Também ocorre uma economia com os custos com os alimentos e a alimentação fica mais saudável, com opções mais saudáveis e nutritivas para os colaboradores e para os clientes”, destaca Sabrina.

A nutricionista Luciana Costa Silva revelou as receitas desse cardápio especial para quem quiser reproduzir em casa. Confira e aproveite.

Arroz com banana

Ingredientes

Modo de Preparo

Corte a cebola em cubos pequenos e reserve. Corte a banana em cubos pequenos e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a cebola, refogando até dourar. Acrescente a banana picada. Depois, coloque o arroz já cozido e mexa para misturar. Finalizar com cheiro-verde.

Rendimento: 600 gramas.
Validade: 2 dias.

Farofa com banana

Ingredientes

Modo de Preparo

Corte a cebola em cubos e reserve. Descasque e corte a banana em cubos pequenos. Em uma panela, aqueça o óleo e frite as bananas até dourar. Coloque as bananas sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo. Em uma panela, derreta a margarina e doure a cebola. Acrescente a farofa pronta. Coloque as bananas fritas. Finalizar com cheiro-verde e misturar.

Rendimento: 500 gramas.
Validade: 2 dias.

Sobremesa de banana (chico balanceado)

Ingredientes

Banana caramelizada

Creme

Cobertura

Modo de Preparo

Banana Caramelizada – em uma panela deixe o açúcar dourar. Junte a água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Espere amornar e distribua em um refratário. Coloque as bananas e reserve.

Creme – em uma panela junte o leite condensado, o leite, as gemas e o amido e leve ao fogo médio, mexendo sempre para não formar grumos, por cerca de cinco minutos até engrossar. Distribua o creme sobre as bananas. Reserve.

Cobertura de merengue (ou suspiro) – em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sem parar por três minutos, tirando a panela do fogo por alguns minutos e continuando a mexer para não cozinhar. Transfira para a batedeira e bata até dobrar de volume e formar um merengue consistente.

Distribua a cobertura sobre o creme e leve ao forno médio (180°C) preaquecido, por cerca de cinco minutos ou até dourar o merengue.

Rendimento: 10 porções.
Validade: 2 dias.

Assine o Correio do Estado.