Logo Correio do Estado

Correio B+ Notas B+: Do Marketing Médico ao Cinema, um Retorno às Telas com Projetos Inspirado O jornalista e especialista em cinema Augusto Bergamo se destacou no mercado de marketing médico nos últimos anos, mas nunca abandonou sua paixão por cinema. 5 OUT 2024 • POR Por Denise Neves - Colaboradora do Correio B+ • 21h30
Notas B+: Do Marketing Médico ao Cinema, um Retorno às Telas com Projetos Inspirado   Foto: Divulgação

Bergamo começou sua carreira no marketing médico há mais de 10 anos, fundando a agência Bergamo Marketing Médico. Ele percebeu que os médicos, frequentemente, cometem o erro de priorizar o digital sem estabelecer processos internos.

“O crescimento sem preparação leva à falência”, comenta. Sua formação em jornalismo e cinema oferece uma perspectiva ampla: “Permite que eu possa ir muito além das ferramentas de marketing, tendo uma visão macro do negócio”.

Mesmo com sua atuação focada no marketing médico, Bergamo mantém o desejo de voltar ao cinema. Ele compartilha seu sonho de realizar um documentário sobre a relação médico-paciente. “Pode render histórias inspiradoras de superação!”, afirma entusiasmado.

Quando questionado sobre como a especialização em cinema moldou sua visão, ele é enfático: “O roteiro, sem dúvidas. Uma boa história precisa ser contada a partir de uma visão que vai muito além de técnicas e equipamentos”.

Para equilibrar os compromissos, Augusto tomou medidas práticas, como a decisão de trazer um sócio para sua agência e reduzir o número de cursos promovidos pela sua segunda empresa, a Revolution Cursos Médicos. “Isso me permite gerenciar melhor meu tempo”, diz ele, buscando conciliar o marketing com seus planos no cinema.

Bergamo também reflete sobre as mudanças no mercado desde o início de sua carreira. Segundo ele, o digital trouxe novas oportunidades tanto em termos de recursos quanto de espaço criativo. No entanto, ele admite que conciliar suas áreas de atuação ainda é um desafio. “Mas estamos caminhando”, diz ele com um sorriso.

Sobre seus próximos passos, Bergamo menciona temas pessoais e inspiradores que gostaria de abordar em futuros projetos audiovisuais, como a vida de sua avó, Augusta Bergamo, e os bastidores do sucesso no marketing médico. Embora ainda esteja na fase de planejamento, ele tem um objetivo claro: “Assim que lançar a minha mentoria em grupo para médicos, o método PROVES, darei sequência nos projetos de cinema”, conclui.

O equilíbrio entre o marketing e o cinema é um desafio constante para Bergamo, mas a paixão pelo audiovisual permanece forte, e ele já traça os próximos passos para finalmente voltar às telas.